Uma nova captação de água está sendo construída no bairro Cartucha. Aproximadamente 5.000 pessoas, entre moradores da Cartucha e dos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Vale Verde serão beneficiadas pela implantação da nova rede de captação no município. As obras de instalação da rede hidráulica e preparação para a base dos reservatórios foram iniciadas no início dessa semana, e a previsão é que em até 45 dias toda a ação seja finalizada.
A partir desse aporte de água significativo no sistema será possível reduzir a demanda de caminhões pipas nos bairros, uma vez que as novas captações vão ocorrer em três poços já existentes no local. Poços jorrantes que podem ter vazão de até sete litros por segundo, totalizando aproximadamente 700.000 litros de água por dia.
Para Sidnei Costa, diretor adjunto de administração do SAAE Mariana, a obra tem extrema importância para o município e para os moradores da localidade. “Nós, do SAAE, nos reunimos e discutimos que era essencial ter uma nova captação de água na Cidade Alta, de modo a minimizar a defasagem de abastecimento principalmente no período de seca. A partir desse aporte de água, nós poderemos colocar de 8 a 12 litros por segundo no sistema a longo prazo, nos dando um retorno de um milhão de litros de água por dia. Em 45 dias vamos entregar a obra e contribuir para o desenvolvimento de Mariana”, destacou.