Pular para o conteúdo

Mulheres ocupam cada vez mais cargos nomeados na Prefeitura de Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em Mariana, no quadro de todos os funcionários nomeados, 155 são ocupados por mulheres.

A Prefeitura de Mariana tem contado com um número cada vez mais elevado de mulheres ocupando os cargos de nomeação. Das 17 secretarias municipais, cinco dos cargos de chefia são ocupados por elas, sendo essas: Administração, Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública.

O número mais relevante de colaboradoras está na Secretaria de Educação, com 46 servidoras nomeadas, sendo a maioria delas professoras e diretoras. A presença feminina também é bem significativa na Secretaria de Saúde, com 33 mulheres nomeadas. Ainda que o índice de ocupação feminina em cargos públicos tenha crescido no país, elas ocupam, no entanto, apenas 33% dos postos de alto escalão, que incluem diretorias, secretarias e ministérios, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em Mariana, no quadro de todos os funcionários nomeados, 155 são ocupados por mulheres.

ADMINISTRAÇÃO

Arlinda Gonçalves Coelho é natural de Jequeri-MG, é advogada, mestre na área de ciências ambientais e especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS – 2015). Além de Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos na Universidade Vale do Rio Verde, possui curso de extensão na área de Direito Administrativo. 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

Daniely Cristina Souza Alves é formada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2001. Tornou-se funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária da Prefeitura Municipal de Mariana em 2002, e hoje está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

EDUCAÇÃO

Elizete Fernandes dos Santos é Mestre em Gestão e Avaliação de Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É pós-graduada em Adolescência e Relações de Gênero pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduada em Educação Inclusiva pela PROMINAS.

MEIO AMBIENTE

Denise Almeida é graduada em Curso Superior de Tecnologia em Meio Ambiente pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e é formada em Curso Técnico em Meio Ambiente pelo (CEFET – Ouro Preto). Denise é servidora efetiva do município de Mariana há 18 anos.

SEGURANÇA PÚBLICA 

Maria Marta Guido de Limaatua na área de Segurança Pública desde 1989, quando ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais. Na PMMG exerceu as funções de Soldado, Cabo, Sargento, 1° e 2° Tenente e encerrou sua carreira militar no posto de Capitão.