Pular para o conteúdo

Licenciatura em Matemática da UFOP é a 3ª melhor do país

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O curso de Licenciatura em Matemática está entre um seleto grupo de 13 cursos em todo o país que obtiveram CPC 5 e ficou na terceira posição nacional.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de graduação que participaram do Exame Nacional dos Estudantes (Enade) em 2022. De acordo com a legislação que regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), esse indicador é calculado no ano seguinte ao da realização do exame.

O MEC divulgou também o Índice Geral de Curso (IGC), calculado com base na média dos conceitos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. 
Dos 19 cursos da UFOP participantes do Enade, três alcançaram a nota máxima: as licenciaturas em Matemática e Química, oferecidas pelo Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), e o bacharelado em Filosofia, desenvolvido no Instituto de Filosofia, Arte e Cultura. A maioria dos cursos obtiveram conceito 4, e três ficaram abaixo da meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com nota 3. 
            O curso de Licenciatura em Matemática da UFOP está entre um seleto grupo de 13 cursos em todo o país que obtiveram CPC 5 e ficou na terceira posição nacional. Em Minas Gerais, está na primeira posição, acompanhado pelo curso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que foi a outra instituição mineira que obteve esse conceito. O relatório do MEC indica a existência de 452 cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, sendo 226 em Instituições de Ensino Superior (IES) federais, 111 em particulares, 102 em estaduais e 13 em municipais.
            A pró-reitora de Graduação, Tânia Rossi Garbin, avalia que os “indicadores apontam qualidade e revelam que toda a comunidade da UFOP: gestores, servidores docentes e técnicos, colaboradores e estudantes são responsáveis pela desempenho institucional”.