A cidade de Mariana vive uma instabilidade política desde as eleições de 2021 quando elegeu o candidato Celso Cota para prefeito e o mesmo nunca ter podido assumir o Executivo devido a um impedimento judicial. De lá pra cá Mariana vem sendo governada por vereadores eleitos à Presidência da Câmara que assumem interinamente o comando da cidade.
Em dois anos três prefeitos passaram pela prefeitura, lembrando a situação de 2015 quando uma sequência de trocas totalizou em 7 prefeitos dentro de quatro anos. Essas trocas, causam transtornos e desaceleram o crescimento da cidade interrompendo projetos e paralisando o andamento do município com um todo.
Pensando nisso, o Jornal Ponto Final, elaborou uma enquete a fim de ouvir a população marianense e entender qual perfil político o cidadão pretende como representante.
Em uma possível nova eleição em Mariana nos próximos meses os nomes de Ronaldo Bento, Juliano Duarte, Sônia Azzi, Ricardo Miranda, Fernando Sampaio e Cristiano Vilas Boas foram fortemente indicados pelos votantes.
Não havendo um nome para indicar, o Jornal Ponto Final sugeriu os seguintes nomes políticos: Bruno Mól, Cristiano Vilas Boas, Danilo Brito (ex-secretário de saúde), Dr. Márcio Galvão, Dr. Rodrigo Miranda, Edvaldo Andrade, Igor Gomes, Newton Godoy, Roberto da Mina e Thiago Cota. Além dos nomes sugeridos a enquete deixava livre para a população acrescentar um nome de sua preferência caso não votasse em nenhuma das opções sugeridas. O nome de Cristiano Vilas Boas aparece com 11,4% dos votos, Ronaldo Bento com 10,2%, Bruno Mol com 9,7%, Thiago Cota 8,1%, Newton Godoy 6,4%, Dr. Rodrigo Miranda 5,7%, Juliano Duarte 5% e Danilo Brito com 4,3% dos votos.
Havendo uma eleição indireta na Câmara Municipal de Mariana, o Vereador Ronaldo Bento foi o melhor votado com 23,7% e Juliano Duarte em seguida com 18,7% dos votos. Os vereadores Manoel Douglas (Preto do Cabanas), Sônia Azzi e Fernando Sampaio também apareceram com expressiva votação popular.
A enquete também tinha como pergunta qual dos nomes citados a população não gostaria de ver a frente do Executivo e os nomes de Gilberto Mateus (Tikim Mateus), Marcelo Macedo e Zezinho Salete foram os mais citados.