Pular para o conteúdo

CRIA realiza ação em Dia Mundial de Conscientização do Autismo  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O dia foi cheio de atividades lúdicas e socioeducativas, como exibição de vídeos, textos e músicas sobre o tema.

O Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), juntamente a Prefeitura Municipal de Mariana realizou nesta segunda-feira (03), um dia com programação especial para os integrantes do Programa. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril. O dia foi coberto com atividades lúdicas e socioeducativas, como exibição de vídeos, textos e músicas sobre o tema, a representação por meio de desenhos e bate-papo sobre o Autismo. 

A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) e levar informação sobre o Autismo, bem como quebrar os preconceitos em sociedade. Os TEAs começam a manifestar-se na infância, a partir dos cinco anos de idade, com tendência a persistir na adolescência e fase adulta. A infância é a fase que marca o desenvolvimento físico, mental, social e emocional, por isso é essencial, assim que feito o diagnóstico, introduzir o tratamento adequado. 

No CRIA, as atividades desenvolvidas são pensadas de forma inclusiva e que atenda a todo o público ali inserido, diante de suas vulnerabilidades. Isso tudo por meio das oficinas e atividades que trazem informações sobre o tema e que são debatidas no cotidiano. Gabriel Cesar, instrutor de capoeira no centro, conta sobre as ações no dia e a importância da conscientização ao longo do ano: “o papel dos Centros de Referência tem papel fundamental na construção de boas políticas, práticas e inclusão dos usuários”, afirmou.

            As diferenças são a base para o fortalecimento de vínculos e abrem portas para um mundo mais inclusivo, no qual todos possuem as mesmas oportunidades para um desenvolvimento saudável, no âmbito social, emocional e físico. Entender para não julgar é o que move o mundo e quebra preconceitos enraizados.