Pular para o conteúdo

Afinal qual o verdadeiro significado da Pascoa?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Há 20 séculos, a Páscoa é uma festa cristã e familiar. Cada cultura ou cada país insere alguma característica específica à celebração, mas sempre é uma festa esperada, que reúne famílias para recordar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Um dos objetivos da Páscoa é trazer para a sociedade a reflexão sobre justiça, fraternidade, amor e união. Esse é o maior símbolo de esperança. E esperança é o que a sociedade precisa neste momento de crises humanitárias, guerras, violência e muita impaciência.

Além de aquecer o coração, a Páscoa, em seu sentido real, o da Ressurreição de Cristo, tem o poder de transmitir a paz da qual tanto precisamos.

A Páscoa é muito esperada pelos cristãos. É carregada de simbolismos e significados que propõem uma reflexão em nossas vidas. É na Semana Santa que os cristãos se voltam para dentro, analisam suas atitudes perante o próximo, suas relações e se a mensagem de Cristo está sendo transmitida corretamente.

Esta festividade é comemorada até hoje por todos os judeus. Porém, ultimamente a Páscoa se transformou em uma festa comercial, fazendo com que muitos se esqueçam da verdadeira razão da comemoração: Jesus Cristo.
            Prova disso é o número de pacotes de viagens nacionais e internacionais vendidos, o consumo de bacalhau na sexta-feira santa, sem contar os ovos de chocolate. Não podemos radicalizar e deixar de celebrar com as crianças, mas os pais devem ensinar os filhos que estes são meramente símbolos e que o verdadeiro sentido da Páscoa é a libertação pelo sangue de Jesus.
            A festa social, os ovos de páscoa e o almoço em família só têm sentido se, de forma paralela, a família participar das celebrações e viver com Cristo o mistério de sua ressurreição. Se a gente vive a Páscoa de forma espiritual, também é válida a realização da festa material. Vivemos em um mundo violento, sem muita afetividade, onde as pessoas estão distantes. Hoje, com toda tecnologia, somos capazes de procurar nossos vizinhos nas redes sociais, mas não temos coragem de bater na porta da casa deles e perguntar se está tudo bem.
            Páscoa é tempo de reunir pessoas importantes, de estar perto da nossa família e encher cada cantinho da casa de coisas boas. É o dia em que revivemos lembranças da infância, de agradecermos pelo dom da vida e pelo amor de Deus.