Pular para o conteúdo

Plano de ação para entrega de Paracatu é assinado pelo município e Fundação Renova

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Mesmo após a assinatura do termo, a Fundação Renova continua responsável pelas obras em Paracatu de Baixo.

Mariana_MG, 27 de fevereiro de 2023. Fundacao RENOVA Na imagem aera de drone, Escola do Reassentamento de Paracatu de Baixo em Mariana. A imagem nao possui restricao de uso Imagem: Alysson Bruno / Coletivo E

As obras do novo distrito de Paracatu de Baixo avançam e o reassentamento chega à fase de planejamento e implementação dos serviços essenciais para receber os futuros moradores. Com infraestrutura finalizada, além de 43 imóveis particulares com as obras finalizadas, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana assinaram, na última sesta sexta-feira (24), o Termo de Compromisso para a entrega de Paracatu de Baixo.  

O documento reforça o plano de ação para que os serviços essenciais, como tratamento de água e esgoto, transporte público, limpeza urbana, iluminação pública, saúde, educação e segurança, estejam em funcionamento quando chegar o momento da mudança das famílias. O documento foi assinado pelo presidente da Fundação Renova, André de Freitas, e pelo prefeito interino de Mariana, Edson Agostinho de Castro Carneiro, em um evento que contou com a presença das famílias, representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais e da Fundação Renova. 

Mesmo após a assinatura do termo, a Fundação Renova continua responsável pelas obras em Paracatu de Baixo até que a nova comunidade esteja concluída, cumprindo seu propósito de gerir e executar programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

O novo distrito foi desenhado com a participação ativa de seus futuros moradores, seguindo as melhores práticas, desde a escolha do terreno até a aprovação do projeto urbanístico. Todas as etapas foram debatidas, alinhadas e decididas pelo conjunto das pessoas envolvidas em Bento Rodrigues.  “Cada casa tem um projeto arquitetônico e construtivo individual e exclusivo, que considera as expectativas e necessidades de cada família. A obra só começa após a aprovação final do desenho pelos futuros moradores. Respeitamos o tempo de cada pessoa, de cada família na definição de seu novo lar”, acrescenta Andre de Freitas.

O reassentamento de Paracatu de Baixo ganha os contornos do distrito que foi planejado com os moradores. Até o dia 10 de março deste ano, tiveram as obras finalizadas, 41 casas e uma edificação mista, que abriga residência e comércio no mesmo imóvel, além de um comércio. Outros 18 imóveis – 16 casas, uma edificação mista e um comércio – estão com as obras iniciadas, além da Capela Santo Antônio, Casa São Vicente, Cemitério, Escola de Ensino Fundamental, Escola de Ensino Infantil, Estação de Tratamento de Água/Estação de Tratamento de Esgoto, Posto Avançado de Saúde, Posto de Serviços, Praça Santo Antônio, Salão Comunitário e da Praça das Mangueiras (sítio arqueológico). 

A infraestrutura está pronta, tendo sido executadas terraplenagem das vias de acesso e das áreas dos lotes (mais de 1,2 milhão de metros cúbicos), contenções, obras da rede de drenagem pluvial (mais de 1,2 km de rede), adutora de água tratada (mais de 1 km) rede de esgoto (mais de 1,7 km). Foram finalizadas, ainda, a pavimentação do acesso principal e a instalação da iluminação pública.

Enquanto o novo distrito é construído, ações de convivência e diálogo com as famílias são frequentes, para acertar os últimos detalhes das entregas e fortalecer os laços da comunidade até a mudança, que irá ocorrer gradativamente conforme a conclusão das casas e a intenção das famílias.