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Queda constante de energia gera transtorno à moradores de distritos

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Moradores de distritos marianenses reclamam de queda de energia constantes causando prejuízos a moradores e comerciantes.

Na última semana, representes da CEMIG foram convocados à comparecer à Reunião Conjunta das Comissões Permanentes da Câmara de Mariana para esclarecer quedas de energias constantes em distritos da cidade. Para a reunião, também estiveram presentes representantes dos distritos afetados como Vargem, Barroca, Cláudio Manoel, e Camargos.

Ao relatar sua insatisfação Natália Duarte, que é moradora da comunidade da Vargem, explicou que o atendimento da concessionária de energia deixa a desejar. “Estamos com sérios problemas de queda de energia aqui na Vargem que delonga por vários dias. Ao reclamar agora, eles não dão nem prazo mais, só falam que vão solucionar no tempo mais breve possível. A equipe que nos atende deixa muito a desejar, vem aqui, andam pra lá e pra cá o dia todo e a energia não retorna. Estamos sem poder realizar procedimentos no posto de saúde por falta de energia causando transtorno aos moradores. Sem contar que a queda de energia também prejudica as bombas de água. A gente reclama na Cemig e não tem resposta. Queremos serviço de qualidade porque a gente paga por esse serviço, se a gente atrasa o pagamento a multa vem na conta seguinte, mas na hora de prestar o serviço deixa a desejar”, pontuou Natália.

Diante dos relatos dos moradores representantes dos distritos, o Vereador Zezinho Salete enfatizou a importância dos questionamentos da população marianense e pediu o acompanhamento de perto da CEMIG nas manutenções em distritos.

Em resposta aos problemas citados pelos moradores, Anderson Mourão, representante da CEMIG, explicou como funciona algumas demandas e se comprometeu em tentar solucionar as interrupções de energia. “Através do requerimento que foi encaminhado pela Câmara, fizemos um levantamento que a gente identifica algumas instalações que servem como parâmetro para gente avaliar como está o fornecimento de energia nessas regiões. É uma amostra, porque quando a gente recebe o requerimento não é citado número de instalações ou logradouros e sim uma região em geral. Quando a gente tem uma região, precisamos identificar os circuitos que atendem aquela região e nós fizemos por amostragem algumas avaliações em relação a algumas instalações. Por exemplo, a Comunidade da Vargem está ligada em um alimentador que atende um determinado número de circuitos de transformadores. Essa avaliação que nós fizemos de setembro de 2022 a março de 2023 tiveram aproximadamente 15 eventos, sendo que desses 15 eventos somente dois foram relativos a questões de meio ambiente (árvores ou fenômeno natural/temporal).

As interrupções são de extremo incômodo, a CEMIG tem consciência disso. Não é vantagem à CEMIG que haja interrupções em qualquer lugar que seja porque a CEMIG tem a responsabilidade de fornecer a energia, mas também é penalizada quando não presta esse serviço ou quando esse serviço é interrompido”, explicou Anderson.