Pular para o conteúdo

ICHS e ICSA relatam desistência de alunos devido a altos aluguéis em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Para contornar o problema, a UFOP solicitou o debate acerca de algum subsídio ou aluguel social para os alunos.

Devido a reunião realizada no dia 15 de fevereiro, de 2022, movida pela Comissão de Participação Popular da Câmara de Vereadores, a fim de encontrar soluções para o problema dos elevados custos de aluguéis em Mariana, na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal, foi enviada uma carta pela direção da UFOP, (ICHS e ICSA), relatando os problemas devido ao grande número de desistências e matrículas trancadas, nos complexos UFOP instalados na cidade. “A fim de encontrar soluções para o problema dos elevados custos dos aluguéis em nossa cidade, que afeta a população marianense como um todo, em particular os alunos de graduação e pós graduação da UFOP, que aqui residem, no intuito de reforçar a necessidade dessa discussão e de contribuir para a busca de soluções o Instituto de Ciências Humanas (ICHS) e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vem por meio desse ofício levantar novamente a discussão a cerca do tema, salientar a nossa extrema preocupação com os aumentos expressivos de valores nos últimos meses. Aqui no ICHS, levantamos dados sobre a evasão dos nossos alunos de graduação e os resultados são alarmantes no ano letivo de 2021 por exemplo, tivemos abandono de cursos na ordem de 21% de ingressantes naquele ano. Sendo que relatos dos motivos da desistência dos alunos, vincula-se por grande parte a dificuldade financeira de se manterem na cidade. Esse cenário nos coloca em alerta e nos impõe o diálogo sobre alguns dados importantes para a UFOP e para a cidade de Mariana do qual destacamos:

Em 2022 o número de alunos da UFOP e os dois campos ICHS e ICSA de Mariana somaram mais de 3 mil pessoas anualmente, segundo pesquisa feita pelo programa de Educação Territorial do ICHS. A comunidade da UFOP Mariana movimenta cerca de 30 milhões por ano sendo que de 2012 a 2016 foram movimentados 167 milhões, a pesquisa ainda indica que os alunos movimentam cerca de R$ 30 milhões por ano em Mariana”, parte da carta lida em Plenário.

Com isso, para contornar o problema, a UFOP solicitou o debate acerca de algum subsídio ou aluguel social para os alunos. A instituição justifica ressaltando a importância da Universidade para o município.

Segundo o Vereador Fernando Sampaio houve uma reunião com a Promotora do Estado de Minas Gerais, Vanessa Campolino Horta, que solicitou um relatório indicando os caminhos para receber orçamentos das mineradoras.

Mediante aos fatos o Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Fernando Sampaio, nomeou uma comissão para estudar as possibilidades para o levantamento do relatório juntamente às secretarias. Os vereadores nomeados foram: Marcelo Macedo, Manoel Douglas (Preto do Cabanas) e José Antunes Vieira (Zezinho Salete). Com o relatório finalizado, o mesmo será encaminhado ao Ministério Público.