Pular para o conteúdo

Colar de girassol é aprovado como identificação de deficiência oculta

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O colar do girassol foi criado com objetivo de facilitar e humanizar o atendimento às pessoas com alguma condição de saúde não perceptível.

O Projeto de Lei de número 07/2023 (que dispõe a utilização do colar de girassol como símbolo para identificar pessoas com deficiência oculta), de autoria dos Vereadores Juliano Duarte, Pedrinho Salete e Ricardo Miranda foi aprovado por unanimidade na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal.

colar do girassol foi criado com objetivo de facilitar e humanizar o atendimento às pessoas com alguma condição de saúde não perceptível facilmente pelos que estão ao redor, tais como: asma, autismo, dores crônicas, baixa audição entre outras. A ideia é poder reconhecer com mais facilidade, quem precisa de mais suporte em espaço público ou privado.

O Vereador Juliano Duarte declarou: “Nós apresentamos o Projeto de Lei aqui na cidade de Mariana que dispõe sobre a utilização do colar de girassol para pessoas com deficiência oculta. Inclusive o Vereador Pedrinho Salete e o Vereador Ricardo Miranda solicitaram assinar conjuntamente o Projeto de Lei. E nós temos uma amiga marianense, que é a Débora Calana, que tem familiares aqui que, é uma defensora da lei e convidamos ela para que pudesse participar da nossa reunião para que ela pudesse explicar, já que a beneficia, utiliza e é uma defensora da lei, da importância da nossa cidade aprovar a lei e também das pessoas identificarem o símbolo’’ conclui o vereador.

Débora Calana tem 41 anos, nasceu em Mariana e atualmente mora na cidade de Juiz de Fora. A mesma conta que se tornou PCD através de um erro médico gravíssimo em 2012, e somente em agosto de 2022 teve o diagnóstico correto de sua síndrome invisível, que acomete um a cada um milhão de pessoas no mundo. “Antes do diagnóstico correto, eu sempre tive dificuldades de ficar em pé em filas e ficar em locais cheios, devido a isso, quase não saía de casa direito. Após o diagnóstico, fui pesquisando, conversando com pessoas do mundo inteiro, até chegar ao cordão girassol. Eu não sabia que existia um cordão que pudesse me dar direitos que eu nem sabia que existiam’’, contou Débora.

O Presidente da Câmara, Vereador Fernando Sampaio, agradeceu a presença da marianense e a parabenizou pela sua garra. “Esse projeto só não foi votado até hoje, porque queríamos escutar você primeiro. Nós estamos aqui com o Secretário de Governo Edvaldo Andrade, no Plenário, escutando tudo aqui. Vamos pedir para que ele possa marcar até o lançamento desse cordão um evento maior. De repente um dia que ela puder vir até dar uma palestra para todo mundo entender, acho que seria muito bom pra gente, no lançamento oficial do cordão em Mariana, acho que seria interessantíssimo’’ declarou o presidente.

O Secretário de Governo Edvaldo Andrade, os Vereadores Ricardo Miranda, Zezinho Salete, Pedrinho Salete e Tikim Matheus também parabenizaram Débora pela sua contribuição com o próximo, pela sua superação e força. O Projeto foi aprovado em Plenário por unanimidade e aguarda ser sancionado pela Prefeitura de Mariana.