Pular para o conteúdo

Projeto Cata-treco faz coleta de móveis domésticos e pedaços de madeira

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A coleta será agendada e também recolherá pequenos entulhos ensacados de construções civis.

O Projeto Cata – treco foi desenvolvido em janeiro de 2022, com a intenção de realizar a coleta agendada de inservíveis, o que inclui móveis domésticos (sofás, colchões, cômodas, entre outros), pedaços de madeira e também pequenos volumes de entulho de construções civis (ensacados). O serviço foi elaborado pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Departamento de Limpeza Urbana. 

O serviço não inclui o recolhimento de pneus, lâmpadas, eletrodomésticos e eletrônicos, por se tratar de itens enquadrados na logística reversa, pela Legislação Federal, e se caracterizarem em itens recicláveis, devido aos gases e metais pesados presentes na composição interna das lâmpadas, eletrônicos e eletrodomésticos. 

Itens como fogões, geladeiras e máquina de lavar devem ser destinados à CAMAR. A coleta desses itens também é agendada e a solicitação pode ser feita através do e-mail camar.coletaseletiva@hotmail.com. Procure sempre fazer o descarte correto dos resíduos, pois, além de causar desconforto à comunidade e contribuir para a proliferação de insetos, ratos e doenças como a dengue e febre amarela, aumenta o risco da ocorrência de enchentes e inundações. 

O descarte inadequado de resíduos (lixo, entulho, etc.) caracteriza crime ambiental e tem multa prevista no Novo Código de Posturas, no valor de R$3.490,00. As denúncias podem ser feitas através do telefone 153 ou através da Ouvidoria Municipal. Para solicitar o serviço, é necessário realizar o agendamento no Departamento de Limpeza Urbana, através do número: (31) 3557-9036.