Pular para o conteúdo

Secretária de Educação justifica falta de professores na rede de municipal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Após quase quarenta dias que ano letivo começou, o quadro de professores em escolas da cidade e distritos ainda não está completo e secretária justifica a falta dos mesmos.

Nos últimos dias a nossa redação tem recebido várias denúncias de pais sobre a falta de professores nas escolas, mesmo após quase quarenta dias que ano letivo começou, o quadro de professores ainda não está completo.

Por uma denúncia anônima, uma mãe relatou que na Escola Municipal Monsenhor José Cotta no bairro Cabanas, não tem sequer, a metade dos professores que a escola precisa para atender todos os alunos. Já o outro pai relata que na Escola Cônego Paulo Diláscio no Morro Santana, a escola conta com muitos alunos que necessitam de educação inclusiva, e segundo o relato de um pai a informação seria que a escola precisa de pelo menos dez monitores. Porém, até o presente momento só conta com dois, deixando as crianças em situação vulnerável e suscetível a acidentes.

Esse assunto da falta de professores também foi pauta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal que aconteceu na última segunda-feira (15), o Vereador Juliano Duarte, questionou a falta de professores, dessa vez na escola do Distrito de Cláudio Manoel. “Queria cobrar da Secretária Municipal de Educação, porque Cláudio Manoel até hoje está sem professor e sem pedagogo. Tem aluno que está indo para Fonseca, porque já tem quase quarenta dias de aula e ainda não tem professor e não tem pedagogo. Mães me ligaram, me pediram para interferir e cobrar. Porque você imagina depois de quarenta dias, não ter professor numa escola e o aluno ter que ir para uma cidade vizinha para estudar! Então eu faço essa cobrança aqui, e esperamos que a Secretária de Educação possa resolver esse problema o mais breve possível’’, pede o vereador.

Mediante aos fatos a nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Educação, Elizete Fernandes, confira sua resposta na íntegra. “A Secretaria Municipal de Educação tem se empenhado para que seja sanada a falta de professores em algumas escolas da sede e dos distritos provocada por pedidos voluntários de desligamento de professores que se candidataram a vagas em outras redes de ensino, remoções, licenças, entre outras situações de foro particular.

Até o momento foram chamados cerca de 100 docentes aprovados nos concursos de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, professores dos anos finais do Ensino Fundamental, monitores de ensino especial, monitores de creche, e monitores para o programa de Educação em Tempo Integral. Nesse movimento, além de serem supridas as vagas existentes, os cargos ocupados por professores contratados, estão sendo substituídos pelos aprovados em concurso.

É importante esclarecer que entre o processo de chamamento e a efetivação dos contratos há um trâmite administrativo e burocrático necessário à garantia dos direitos funcionais dos candidatos. Além disso, nem todos os convocados se interessam em ocupar os cargos oferecidos.

Informamos ainda que na próxima semana serão chamados professores e servidores para assumirem as turmas, aulas e serviços que ainda se encontram sem o número necessário de profissionais.

Reiteramos a disposição da Secretaria de Educação e dos diretores das escolas em sanar brevemente os transtornos causados e garantir aos alunos o direito à educação e à aprendizagem.”