Pular para o conteúdo

Minas recebe primeira remessa de vacinas contra varíola dos macacos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Ao todo, são 1.101 doses do imunizante, indicados para pré e pós-exposição ao vírus

Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (14), a primeira remessa de imunizantes conta a mpox, ou varíola dos macacos, com 1.101 doses. As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são destinadas à pré e pós-exposição ao vírus monkeypox e indicadas para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para a infecção. Ainda não há data para início da imunização em BH.

Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, 1.077 doses serão utilizadas para a vacinação pré-exposição. “Esse quantitativo será destinado a imunizar 50% do público-alvo com duas doses. O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e da demanda local”, explica Josianne.

As outras 24, conforme a coordenadora estadual, serão destinadas à chamada pós-exposição (quando a pessoa teve contato com alguém infectado). “Para esta vacinação, serão disponibilizadas para os municípios que tenham registrado circulação do vírus nas últimas 12 semanas, definido como dez ou mais casos neste período”, detalha. Em Minas, apenas BH está inclusa no critério para vacinação pós-exposição definido pelo Ministério.

Após o recebimento na Central Estadual de Rede de Frio, em BH, os imunizantes passam por conferência para depois serem enviados às Unidades Regionais de Saúde, para repasse aos municípios. Nessa segunda (13), a prefeitura de BH já havia informado, por meio de nota, que já tem equipe disponível e insumos e aguarda apenas a disponibilização das doses “para a imediata aplicação do imunizante, tão logo as vacinas cheguem”.

A vacina contra mpox é indicada para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco. O esquema de vacinação é de duas doses (0,5 ml cada) do imunizante MVA-BN Jynneos, com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre elas.