Pular para o conteúdo

Após denúncia de vereador, atingidos pelas chuvas são realocados para casas adequadas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Vereador Pedrinho Salete foi até o local fiscalizar e verificou que o mesmo estava totalmente inadequado para essas pessoas.

Durante as chuvas do mês de fevereiro, no dia 12, várias famílias foram afetadas pela enchente na Travessa Monsenhor Rafael Coelho e na praça do bairro Barro Preto. Situação que causou diversas perdas. O excesso de chuvas é causado pelas mudanças climáticas agravadas pela exploratória dos recursos. Ainda que as causas sejam naturais, as consequências da falta de planejamento urbano, ausência de consciência ambiental e a interferência humana, tem potencializado e agravado esses problemas.

Famílias que por ventura não conseguiram se abrigar em casa de parentes ou amigos foram direcionadas ao Centro de Convenções pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A pedido da moradora Fabíola, uma das atingidas pela tragédia, o Vereador Pedrinho Salete foi até o local fiscalizar e verificou que mesmo estava totalmente inadequado para essas pessoas. O vídeo gravado pelo vereador foi postado em suas redes sociais mostrando o cenário.

Em relato ao ocorrido, Pedrinho Salete diz que “Em 2021 o ex-Prefeito Juliano Duarte alojou aproximadamente 300 famílias em hotéis e pousadas, além do aluguel emergencial. Repudio essa situação e solicito ao prefeito e a comissão de direitos humanos da Câmara Municipal de Mariana para visitar o Centro de Convenções e ver a realidade dessas pessoas. Tenho certeza que o prefeito não está ciente disso. Precisamos ajudar essas famílias dando condições dignas para todos atingidos.” Em seguida o vereador acionou e acompanhou a fiscalização da vigilância sanitária no abrigo no Centro de Convenções.

Após a denúncia do edil em suas redes socias atitudes foram tomadas pelos órgãos responsáveis, e todas as famílias que estavam no alojamento desapropriado foram remanejadas para casas adequadas, com conforto e segurança. Recebendo toda a assistência necessária do poder público.

O vereador Pedrinho Salete agradece o apoio do Executivo e pede urgência na realização das obras. “Solicito apoio do Executivo para realizar as obras necessárias com urgência para evitar danos futuros e ressarcir os prejuízos de todas as famílias atingidas. Agradeço ao Executivo por atender está demanda e devolver a dignidade, conforto e segurança para essas famílias” finaliza o vereador.