Na sexta-feira (24), o Diretor do Jornal e Tv Ponto Final, Rômulo Passos, entrevistou Marta Guido, a nova Secretária da Defesa Social do município. A pauta principal da entrevista foi o trânsito caótico da cidade de Mariana que a cada dia só aumenta. Além disso, a falta de estacionamento tem dificultado muito o acesso dos marianenses ao centro da cidade. Outro problema questionado por Rômulo foi a quantidade de cargas e descargas espalhadas pela cidade. Atualmente são aproximadamente mais de trinta, e em muitas cidades vizinhas, não existem mais esse espaço, e sim o horário para receber as cargas como é o caso de Ouro Preto.
Marta explicou: “Não precisa nem ser um técnico para poder ver que o trânsito de Mariana, como em outras cidades do interior, também não comportam o número de veículos. A gente vivencia aqui em Mariana, decorrente a esse crescimento de empresas, dessa população flutuante que a gente tem em Mariana. O que realmente compromete muito o trânsito do dia a dia do cidadão marianense. Então é um problema crônico, mas que eu vejo essa crescente em toda cidade do interior e aqui em Mariana a gente vive isso, no dia a dia.’’
A Secretária se diz entusiasmada com a sua equipe diante do seu novo cargo e afirma que não existe nenhuma licitação para a implantação do rotativo na cidade, mas que essa é uma das suas prioridades, que já existe toda uma documentação para ser apresentada ao Executivo para essa licitação. Porém, existe o prazo mínimo de seis meses. O rotativo mesmo sendo amado por uns e odiado por outros, é uma forma de amenizar o problema de vagas pela cidade.
Mariana sofre há anos com o trânsito, inclusive temos vários semáforos desligados pela cidade que precisam resolver. Há também a falta de respeito com as placas para deficientes e idosos que muitos não respeitam.
Desde que assumiu a secretaria, há apenas um mês, Marta Guido se diz muito satisfeita com o que já concluiu. “Já tivemos resultados muito positivos que foram os semáforos no final da Wenceslay Brás, que resolveu o problema que tinha ali, e também ali próximo ao Cempa.’’ Essas foram uma das primeiras demandas da secretária que assim que assumiu o cargo teve ciência que o rotativo e os semáforos são prioridade. “A gente não consegue também em qualquer profissão, não só na Guarda Municipal, a Polícia Militar na qual trabalhei a vida toda, a gente não consegue ter 100% de aceitação. Eu acredito, que com o rotativo a gente vai conseguir ao menos amenizar isso, a médio prazo a gente vai ter uma resposta dessa organização no trânsito”, finalizou.
Por fim, a secretária avaliou como foi o carnaval na cidade, no sentido de segurança e para ela o resultado foi muito positivo.
Confira a entrevista completa no canal do youtube TV Ponto Final.