Pular para o conteúdo

Casa do Empreendedor recebe nome em memória de empresário

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Casa do Empreendedor recebeu o nome de José Otávio Mafia, que foi um grande empresário na cidade de Mariana.

Na última sexta-feira (10), a Fundação Renova entregou aos marianenses a Casa do Empreendedor, visando fortalecer os negócios locais existentes, promover a cultura do empreendedorismo e ampliar a formalização de atividades produtivas e comerciais. O novo espaço, localizado na rua Luiz Antônio Bastos, 25 – Centro, ao lado da Estação Ferroviária, é um dos compromissos assumidos pela Fundação Renova para o desenvolvimento econômico e social do município.

A Casa do Empreendedor é um ambiente de apoio aos empreendedores do município, com atendimento ágil voltado para a desburocratização de processos e capacitações. Uma das principais atividades do local será o Hub de Inovação, espaço de aceleração de negócios, com o objetivo de fomentar negócios inovadores e sustentáveis no município. O local também contará com uma sala multiuso, almoxarifado, copa e banheiros.

A Fundação Renova foi responsável pela reforma de um imóvel público, de propriedade da Prefeitura, e pela aquisição de móveis e equipamentos do novo espaço. Com a finalização das obras, a Prefeitura de Mariana passa a ser responsável pela gestão do espaço. O local também abrigará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, a Sala Mineira da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Durante a inauguração do espaço, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Por que Empreender e Inovar?”, com Paulo Lacerda, profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas de estratégia, gestão e relações institucionais.

A Casa do Empreendedor recebeu o nome de José Otávio Mafia, que foi um grande empresário na cidade de Mariana e deixou seu legado à sua esposa Rita de Cassia Mafia e seu filho Otávio Silva Mafia. José Otávio nasceu em 28 de junho de 1953, na cidade de Jequeri, filho de Otávio Mafia Gomes e Maria da Penha Araújo, casou-se com Rita, e ficaram casados por 23 anos. Ele é pai de dois filhos Otávio Silva Mafia e Vinícius Silva Mafia (em memória). José Otávio teve uma história de vida muito bonita. Assim que perdeu seu pai Otávio Mafia Gomes, ele voltou para casa para cuidar da sua mãe e seus familiares administrando a fazenda da família. Assim que se casou com a Rita moraram por um ano em Jequeri, sua cidade Natal.

Após esse período surgiu uma oportunidade de se mudarem para Governador Valadares para se tornar sócio de seu irmão Marquinhos e administrarem uma distribuidora de bebidas na cidade. Durante o período que o casal passou pela cidade, a sociedade foi um sucesso, mas José Otávio sempre tinha vontade de ficar mais próximo de sua mãe, que foi quando recebeu um telefonema de seu outro irmão Corino, informando sobre um supermercado a venda na cidade de Mariana, chamado de Supermercado Eldorado 2, situado à Praça Tancredo Neves.

Empenhados e determinados em abraçar essa empresa o casal se mudou para a cidade de Mariana em 1985, e deram nome à empresa de Varejão Popular. Mais tarde abriram mais uma empresa, a Distribuidora Comaf e uma filial do Varejão Popular juntamente com o seu filho Otávio. José Otávio faleceu em março de 2004 aos 49 anos.

Durante a inauguração Rita de Cássia, agradeceu a todos os envolvidos pela homenagem. “Hoje me sinto feliz, porque Deus sabe de tudo que fez e se ele levou o José Otávio, meu marido com 49 anos, e se levou o Vinicius com 15 anos, com certeza a minha luta é grande, mas eu também tenho muitas vitórias. Enfim, eu agradeço de coração essa homenagem aqui. Realmente é uma homenagem maravilhosa, principalmente porque nós estamos com 38 anos de Mariana” finalizou ela.

A Casa do Empreendedor José Otávio Mafia, é fruto do projeto de lei número 145, aprovado pela Câmara Municipal de Mariana em 23 de setembro de 2021.