Pular para o conteúdo

Água de OP é apontada como principal causa de diagnóstico por contaminação

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Estudo encontra “falha gritante” na desinfecção da água distribuída pela Saneouro, em Ouro Preto. Empresa rebate estudo e classifica estudo como enviesado.

Um estudo realizado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rafael Kopschitz, encontrou problemas de não cumprimento das exigências mínimas de amostragem, monitoramento e qualidade da água presente nos sistemas de abastecimento de Ouro Preto, sob responsabilidade da Saneouro.

O estudo diz que não são poucos os casos em que a amostragem, tanto na saída do tratamento quanto no sistema de distribuição, ficou muito aquém do exigido, o que pode causar em riscos à saúde do consumidor.

A Saneouro enviou um comunicado à imprensa esclarecendo sobre o recente estudo feito pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rafael Kopschitz, que encontrou problemas como o não cumprimento das exigências mínimas de amostragem, monitoramento e qualidade da água presente nos sistemas de abastecimento de Ouro Preto. De acordo com a concessionária, o levantamento possui informações inverídicas e dados inconsistentes, além de ser um material enviesado. Segundo a Saneouro, o estudo é enviesado, uma vez que o autor é coordenador de uma ONG ativista contrária à participação de empresas privadas na prestação de serviços públicos. A concessionária se refere ao Observatório Nacional do Direito à Água e Saneamento (ONDAS), que vem tendo atuação nas mesas de diálogo com a Prefeitura de Ouro Preto para que haja a remunicipalização do serviço de abastecimento hídrico na cidade.

A Saneouro afirmou que mantém a qualidade da água nos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A concessionária disse ainda que realizou investimentos na ordem de R$ 44 milhões para tal.

Na última semana uma criança foi hospitalizada com dores abdominais, diarreia, vômito e dor de cabeça na cidade de Ouro Preto diagnosticada pelos médicos como contaminação advinda da água. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa, mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.