Pular para o conteúdo

UFMG: Estudo identifica vírus no ‘Aedes aegypti’ que amplifica transmissão da dengue

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Pesquisadores observaram uma associação positiva, de ajuda mútua, entre os vírus de insetos e o da dengue.

Um estudo da UFMG com duas espécies de mosquitos do gênero Aedes — aegypti e albopictus – identificou que, na presença de infecção por dois vírus específicos de insetos (PCLV e HTV), os insetos da espécie Aedes aegypti ficam mais propensos a transmitir a dengue e a zika.

Líder do grupo responsável pela pesquisa, o professor João Trindade Marques, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, explica que a associação positiva identificada entre a transmissibilidade da dengue e a presença de vírus específicos nos mosquitos é incomum. “Em geral, quando um organismo é infectado por dois vírus, o mais comum é que haja uma competição entre eles. O esperado, na verdade, é que eles não se ajudem, mas se atrapalhem. Nesse caso, observamos uma associação positiva extremamente intrigante. O mais interessante é que há pouquíssimas alterações na resposta ao vírus da dengue no mosquito quando eles carregam, ou não, o HTV e o PCLV. Ou seja, um mosquito que carrega os três vírus oferece uma resposta muito parecida com aquele que carrega um só, o que já é interessante e mostra o quão adaptados esses dois vírus estão ao inseto, sem causar grandes mudanças em sua fisiologia”, afirma.

Para chegar aos resultados, o grupo coletou 815 mosquitos Aedes em ambientes urbanos, em 12 países. “O nosso maior foco foi o Brasil, uma vez que o país é o epicentro dessas doenças. Mas nós pegamos também insetos de diversas regiões do mundo, a fim de analisar os vírus circulantes em outras populações. A partir daí, nosso trabalho buscou identificar os vírus circulantes nos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus e verificar que correlações poderiam explicar surtos de dengue em determinados momentos e locais”, detalha Marques.

Na análise, conduzida no Laboratório de RNA de Interferência do ICB, os pesquisadores identificaram 12 vírus circulantes – 10 presentes em Aedes aegypti e dois em Aedes albopictus. “Essa circulação foi detectada no viroma global. Quando começamos a olhar por região, encontramos, no máximo, seis vírus circulando num dado momento em uma única população de mosquitos, o que ainda é um número altíssimo”, explica o professor. 

João Marques destaca o aspecto que mais chamou a atenção dos pesquisadores nesta etapa: “nessa análise global, não foi identificado nenhum arbovírus [vírus que infecta humanos por meio da picada de insetos] conhecido. Todos são os chamados vírus específicos de insetos, ou seja, infectam o mosquito, mas não são transmitidos ou não têm a capacidade de infectar um animal vertebrado. Não só humanos, mas qualquer outro animal vertebrado”, explica.