O Diretor do Jornal Ponto Final, Rômulo Passos, entrevistou o Secretário de Cultura, Pedro Sousa na última quarta-feira (8). Em conversa, algumas pontuações em relação ao Carnaval foram abordadas em forma de esclarecimento.
O secretário negou informações veiculadas de que o carnaval inicialmente não aconteceria por haver dívidas na secretaria e pontuou que há um levantamento financeiro sendo feito. “Com relação a esse questionamento eu não estou ciente, não foi dito por mim, que não haveria Carnaval por conta de dívidas. Até porque todo levantamento financeiro ainda está sendo concluído e a questão é que nós assumimos há trinta e três dias que estamos nessa construção para o carnaval assim como tantas outras demandas que temos aqui na secretaria”.
Sobre as dívidas da secretaria Pedro Sousa afirmou que não tem conhecimento sobre o fato, “está sendo feito, também, um levantamento jurídico e assim que for finalizado irei informar e encaminhar ao jornal”.
Muito se falou sobre as escolas de sambas que não farão o tradicional desfile este ano, diante disso, Rômulo Passos, pediu ao secretário que falasse sobre o assunto. “Logo quando iniciamos todas as tratativas relacionadas ao carnaval já iniciamos os diálogos com as escolas de samba e protocolamos um projeto de lei na Câmara autorizando o repasse às escolas. As escolas colocaram a questão do curto espaço de tempo e todo esse processo para confecção e compra de material não haveria tempo hábil, entre outras particularidades, e diante disso esse ano não teremos os desfiles das escolas. Mas está no nosso projeto que iniciamos ao longo deste ano de 2023 para que em 2024 a gente tenha a retomada de todas as escolas abrilhantando o carnaval tradicional da nossa cidade”.
Em relação às verbas repassadas às escolas, Pedro deixa claro que não houve repasse. “O Projeto de Lei foi Aprovado na Câmara e como não vai haver o desfile não houve o repasse para as escolas”.
Quando se fala em Carnaval em Mariana não tem como não vir à mente o Bloco do Zé Pereira, e saber que não haveria também o desfile do bloco que é carregado de história e tradição, pegou os marianenses de surpresa. Devido a uma questão jurídica algumas pendências financeiras foram identificadas e segundo o secretário haverá sim o desfile, porém com verbas patrocinadas e não públicas. “Com relação ao bloco Zé Pereira da Chácara existe uma questão jurídica que tem sido vista porque o Zé Pereira é nosso patrimônio e nossa tradição, então estamos dialogando para entendermos. O bloco vai ser viabilizado com apoio de patrocinadores”.
A entrevista completa e com as informações na íntegra podem ser acessadas no canal do YouTube do Jornal Ponto Final.