Pular para o conteúdo

Risco de ter um infarto pode ser reduzido a partir de 6 mil passos diários

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Pesquisa avaliou grupos de pessoas com mais de 60 anos que praticavam caminhadas durante 6 anos

 
PREVENÇÃO – Pesquisa avaliou grupos de pessoas com mais de 60 anos que praticavam caminhadas durante 6 anos
       Quantos passos você dá por dia? Nem todas as pessoas têm essa curiosidade, mas deveriam. Isso porque um estudo recente feito pela Universidade de Massachusetts e publicada na revista cientifica Circulation revelou que dar de 6 a 9 mil passos por dia reduz de 40 a 50% o risco de ter um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com mais de 60 anos.
       Ao longo dos anos, muitos estudos avaliaram a relação da quantidade de passos por dia com a longevidade. A diferença desse estudo, que é uma meta-análise, é que o objetivo foi analisar o quanto o número de passos contribui para a redução dos eventos cardiovasculares.
      A primeira etapa nesse processo de ser mais ativo é achar uma maneira de calcular os passos. Há diversos aplicativos que podem ser instalados no celular, mas o dispositivo precisa estar com a pessoa enquanto ela se movimenta para realizar o cálculo. Há também relógios ou pedômetros que podem ser a melhor opção para pessoas com mais idade ou com dificuldade de manusear celulares”, aponta a cardiologista Dra. Daniele.
       A segurança do idoso também é importante e passa por usar calçados adequados para uma caminhada, bem como avaliar as condições do trajeto que ele pretende fazer. “Um aspecto relevante é que toda atividade entra na contagem dos passos. A caminhada, o quanto andou dentro de casa, dentro do mercado, no passeio com o cachorro, na ida à padaria”, reforça Dra. Daniele.
         Para além disso, os 6 mil passos podem ter equivalências diferentes de acordo com o tamanho do passo e o ritmo da caminhada. Mas em geral 6 mil passos correspondem a cerca de uma hora e meia de caminhada, num percurso de 3,5 km a 4 km.
 
         Confira dicas para aumentar o número de passos por dia: Usar as escadas em vez do elevador, ir à padaria, farmácia ou mercado a pé, caminhar na rua, parques ou praias, descer do transporte público algumas estações antes do destino, passear com o cachorro.           Idosos com problemas de mobilidade precisam estar atentos ao tipo de terreno, não sendo recomendado ruas com ladeiras, calçadas irregulares etc. O calçado precisa ter um solado de borracha antiderrapante e de preferência com amortecimento, sendo o tênis o sapato mais adequado para caminhadas.