As fortes chuvas dos últimos dias deixaram um cenário de destruição na Região dos Inconfidentes. Em Mariana, os distritos foram as localidades que mais sofreram as consequências das chuvas. Bandeirantes, Monsenhor Horta, Passagem, subdistritos de Mainart e Paraíso tiveram diversas casas invadidas pela água e alguns pontos ficaram completamente submersos por alagamentos, deixando alguns moradores ilhados.
Em Passagem, a Vila São Vicente foi um dos locais mais afetados, a água invadiu várias casas e ainda ouve um deslizamento de um barranco dificultando o acesso ao local.
A Prefeitura de Mariana e equipes da Defesa Civil estão prestando assistência aos atingidos, além de auxiliar, com voluntários e caminhões pipas, a limpeza das casas que foram alagadas pelas inundações.
Já no distrito de Cachoeira do Brumado uma chuva de 91 milímetros na madrugada de (10), deixou moradores desabrigados e ilhados após o Rio Brumado transbordar e tomar as ruas do vilarejo.
Um morador contou a Defesa Civil que considerou a área onde mora um local de risco, mas os moradores não saem da propriedade porque é dali que vem toda a renda familiar proveniente do turismo e da produção de artesanato de pedra-sabão.
O distrito de Bandeirantes e Monsenhor Horta também foram muito castigados pelas chuvas na noite do dia (07), a Defesa Civil se deslocou para mapear as localidades e logo pela manhã do dia (08), às 07 horas, as equipes agiram para amenizar os impactos causados. Nos outros dois, todas as famílias que necessitavam foram atendidas no decorrer do dia. Já em Padre Viegas, mesmo sem danos às residências, na manhã do dia (11), as equipes atuaram na limpeza ágil das ruas.
Em Ouro Preto o cenário é tão preocupante quanto. Na cidade a população encontra-se apreensiva com a possibilidade de novo deslizamento do “Morro da Forca”. Recentemente um levantamento do Serviço Meteorológico do Brasil classificou a cidade de Ouro Preto como sendo a cidade com maior risco de deslizamento do Brasil.
A Prefeitura de Ouro Preto, que já vinha realizando um criterioso acompanhamento das áreas de risco mapeadas em todo o município, sede e distritos, programou antecipadamente as ações que agora estão sendo empreendidas.
As medidas foram definidas pelo Comitê de Gestão de Risco de Ouro Preto, um grupo que, desde o ano passado, realiza reuniões periódicas para traçar estratégias em situações extremas. Com isso, neste momento, os setores da administração pública estão trabalhando alinhados para amenizar os impactos das chuvas e todo o aparato necessário para proteger os ouro-pretanos e Ouro Preto já foi acionado.
A Defesa Civil alerta que o momento ainda requer cuidados, e a principal prioridade é agir diante dos danos causados pelas inundações e deslizamentos. Em caso de emergência, ligue: 153 ou 199, ou mande uma mensagem, diretamente pelo WhatsApp: (31) 99944-3883.