Pular para o conteúdo

Saque do FGTS para compra de carro novo ou usado, e proposto pela Câmara dos Deputados

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Proposta na Câmara dos Deputados pode liberar FGTS para aquisição de veículos, assim como ocorre com imóveis.

O Congresso Nacional está com uma proposta de uso do FGTS para a compra de veículos de carros novos ou usados. O  Projeto de Lei 2679/22 permite que o trabalhador saque o saldo disponível na conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para essas aquisições. O autor do projeto é o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), que defende que a nova modalidade de saque estimulará o mercado de automóveis novos e usados. “Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor. Além disso, possibilitará ao trabalhador fazer uso de seu patrimônio”, disse o deputado em entrevista ao portal da Câmara dos Deputados no último dia 5 de janeiro. 

A proposta altera a Lei do FGTS. Atualmente, o trabalhador pode sacar os recursos depositados no fundo para pagamento de financiamento habitacional e em caso de doença grave (como câncer), após demissão sem justa causa, entre outras hipóteses.  O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Não há previsão para novos trâmites do projeto nem para votação no Congresso. 

A proposta deve ganhar resistência dentre do governo federal. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defende, inclusive, acabar com o saque-aniversário do FGTS, criada pelo governo de Bolsonaro. Na avaliação do ministro, o FGTS deve servir apenas como reserva financeira aos trabalhadores e financiamento habitacional.