Pular para o conteúdo

Parques do Itacolomi e do Ibitipoca são privatizados por R$ 3,5 milhões

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A privatização dos parques foi estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No último dia (21) durante um leilão, que foi realizado na sede da B3, em São Paulo, a Parques Fundo de Investimento e Participações em Infraestrutura, arrematou a concessão dos parques estaduais Itacolomi e Ibitipoca por R$ 3,5 milhões. A privatização dos parques foi estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pedido do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Agora, pelos próximos 30 anos, o grupo será responsável por todas as operações nos dois parques, que incluem: requalificação, modernização, manutenção e reforma de infraestruturas. O grupo também poderá implementar e retirar lucros de cobrança de ingressos, hospedagem, alimentação, comércio local e serviços turísticos em geral. Segundo a Parques Fundo de Investimento e Participações em Infraestrutura, o objetivo é promover um turismo voltado para a conservação da natureza.

O Parque Estadual do Ibitipoca é localizado em Lima Duarte, região da Zona da Mata, com área de aproximadamente 1,5 mil hectares e recebe em torno de 90 mil visitantes ao ano. O Projeto da concessão prevê a construção de uma nova portaria de acesso ao parque pelo lado norte, abrangido pelo município de Santa Rita do Ibitipoca, que irá beneficiar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais.

O Itacolomi está localizado nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, na região central do Estado. Com área de aproximadamente 12 mil hectares é destino reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade e recebe em torno de 15 mil visitantes ao ano.