Pular para o conteúdo

Mariana registra dois casos de Meningite, e um deles vem a óbito

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os sintomas e sinais mais frequentes da doença são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca, dor nas articulações, aversão à luz, podendo ocorrer o aparecimento de pequenas manchas cor violeta na pele.

A Prefeitura Municipal de Mariana, lançou um comunicado na última quarta-feira (04),em razão dos dois casos de meningite meningocócica identificados na cidade de Mariana nos últimos dois meses.

A equipe do Jornal Ponto Final procurou o Secretário de Saúde, Jonathan Chaves, que nos relatou o seguinte: “O primeiro caso aconteceu em novembro de 2022, o paciente foi tratado com todos os protocolos de orientação do estado e evolui bem ao tratamento, o segundo caso foi da Ruthellen, caso que repercutiu muito na cidade pois ela infelizmente veio a óbito.”

Procuramos a família da Ruthellen Nunes, que tinha apenas 23 anos e mesmo abalada a família quis nos conceder uma entrevista e relatar os fatos, a fim de alertar a população: “A Ruthellen começou a sentir dores no pescoço no dia 24 de dezembro, reclamou das dores, mais passou bem o resto do dia 24 e 25 conosco. No dia 26 pela manhã, Ruthelle me ligou alegando sentir fortes dores no pescoço e no corpo, ela se dirigiu a policlínica central onde tomou duas injeções para dor e retornou para casa. Aparentemente sentia somente um mal estar, chegando em casa almoçou, conversou e dormiu a tarde. Por volta das 17h reclamou novamente de muita dor no corpo e falta de ar, após insistirmos muito ela aceitou tomar um banho, pois estava muito fraca e voltamos para a policlínica. Não imaginávamos a gravidade da situação, pois os sintomas eram parecidos com um resfriado. Ao retornar a policlínica foi levantado várias possibilidades, dentre elas dengue e contato com veneno. Foram feitos vários exames e em um deles foi constado que a Ruthellen estava com as plaquetas baixas e teria necessidade de entubar. Mais infelizmente a Ruthellen veio a óbito sem o diagnóstico.” Relatou Carla Nunes mãe de Ruthellen.

Na última terça-feira (03), a família de Ruthellen recebeu o resultado da realização da análise dos exames da FUNED, onde confirmou o óbito por meningite. Infelizmente ela não era vacinada, segundo a família tomou uma dose quando criança.

O Jornal Ponto Final recebeu uma denúncia anônima, onde informaram que teria mais um caso de meningite não informado pela Secretária de Saúde da cidade, porém o Secretário de Saúde Jonathan Chaves, nega essa informação por ser uma doença de notificação compulsória, seria impossível a Secretária de Saúde ter mais um caso na cidade e não ser registrado. 

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias (salivas, espirro, tosse).

A vacina Meningocócica conjugada C está sendo ofertada com ampliação dos grupos desde o mês de outubro de 2022 para os seguintes públicos:

  • População de 16 a 30 anos não vacinada;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Trabalhadores da Educação do ensino superior e técnico;
  • Estudantes Universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas).

           Entramos em contato também com a Nayara Resende, Coordenadora e referência Técnica em Imunização do Município de Mariana, que nos passou a seguinte informação: “Essa campanha indefere a pessoa ter tomada essa vacina na primeira infância ou não, não tem muitos anos que essa vacina foi inserida no SUS, essa campanha e para pegar justamente pessoas não vacinadas e a maioria das pessoas não tem essa vacina no cartão.”

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes (em média, mais de 95% dos vacinados ficam protegidos). A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica segue em constante monitoramento. Para dúvidas e maiores informações entre em contato com a referência técnica, através do número: (31) 3557-1318.