Pular para o conteúdo

Defesas Civis se reúnem em Workshop em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As Defesas Civis de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, reuniram-se no último dia (07), no Centro de Convenções Alphonsus Guimarães, em prol do Workshop “Boas Práticas: caminho percorrido do conhecimento às experiências práticas”.

Os municípios participam em conjunto do processo de Apoio à Defesa Civil, realizado pela Fundação Renova pelo Programa de Preparação às Emergências Ambientais (PG34). A programação seguiu durante todo o dia, das 8h às 16h, contando com palestras, mesas de debate e mesa de saberes técnicos. Além da extensa programação, a ação contou com uma exposição interativa dos resultados dos programas e das ações das Defesas, como o NUPDEC e o Projeto Escola Segura.

Tendo como pergunta orientadora “Que mudanças de conhecimento, atitude e prática o projeto promoveu?”, os convidados fizeram suas reflexões sobre a trajetória dos quatro anos do projeto até o momento, 2018 a 2022. Para o representante, na ocasião, da Defesa Civil de Mariana, André de Freitas Machado, a ação contempla com excelência os resultados, e reforça que o trabalho da gestão de risco deve ser feito de forma sistêmica e de uma relação entre população, Defesa Civil e a comunidade científica. “A comunidade é como cliente do poder público, precisamos atender a comunidade”, completa. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Mariana, Luciano, reforçou a atuação das crianças e as escolas nos atos que respeitam a prevenção, “não podemos parar, o trabalho é incessante. Parabéns às crianças da brigada! Vamos para frente, não parem e não desistam!”, destacou. 

Além dos processos, Paula Gandini, a geotécnica operacional da Samarco, apresentou o aplicativo PROX, que dá acesso a diversas informações de segurança e monitoramento em múltiplos casos de risco de segurança e desastres à população, sendo de fácil acesso e gratuito. Gandini reforça o uso do aplicativo pela população: “estamos em época de chuva e tem muitas áreas impactadas, para termos sucesso é preciso divulgar em todos os lugares”, completou.

O evento contou com a participação também do Coordenador da Defesa Civil de Barra Longa, Leonardo Roldão; Coordenador da Defesa Civil de Rio Doce, Cleber Teixeira; Coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Escalvado, Reginaldo Damásio; Coordenadora Técnica da empresa H3M Meio Ambiente e Geotecnologia, Roberta Dutra; além de diversos outros especialistas que compuseram os debates ao longo do dia.