Pular para o conteúdo

Começa a operar as estações de tratamento de esgoto e água do novo Bento 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O tratamento não terá uso de produtos químicos, funcionando raios solares e do ar, o que faz o esgoto ser tratado por bactérias, via processo anaeróbico e aeróbico.

Mariana_MG, 21 de novembro de 2022. Fundacao Renova Na imagem, ETE/ETA, estacao de tratamento de esgoto e agua do Reassentamento de Bento Rodrigues. A imagem nao possui restricao de uso. Imagem: Luan Guedes / Coletivo E

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a Estação de Tratamento de Água (ETE) do reassentamento de Bento Rodrigues, em Mariana, estão finalizadas e marcam a conclusão da infraestrutura de água e esgoto do novo distrito. O início da operação é fruto de uma parceria da Fundação Renova com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE), que será responsável pela manutenção das estruturas da comunidade.  

A ETE de Bento Rodrigues consiste em seis lagoas e está localizada em um sítio a cerca de 1,5 Km do reassentamento, tendo capacidade para atender 1.200 pessoas. Considerada sustentável, a estrutura permitirá que o transporte dos resíduos seja feito sem a necessidade de bombeamento, visto que a estação está em uma posição mais baixa no terreno.  Além disso, seu tratamento não exigirá uso de produtos químicos, funcionando com incidência de raios solares e do ar, o que faz o esgoto ser tratado por bactérias, via processo anaeróbico e aeróbico. Por meio da ETE, a água usada nas casas e outras edificações do reassentamento será tratada e devolvida limpa ao rio Gualaxo, evitando sua poluição.  

Já a ETA está instalada no ponto mais alto do novo distrito de Bento Rodrigues. Assim, a distribuição é feita por gravidade, ou seja, não precisa de bombeamento, o que reduz custos e facilita a manutenção do sistema de abastecimento. A estrutura contém dois reservatórios – de 130 mil litros e de 40 mil litros de água tratada –, que será distribuída para toda a comunidade.   

Ambas as estruturas são fundamentais para que os moradores tenham acesso a água adequada ao consumo, de acordo com o Padrão de Potabilidade do Ministério da Saúde, definido pela Portaria GM/MS Nº 888, de 2021. A legislação estabelece parâmetros e valores de referência para que a água que as pessoas consomem siga o padrão de qualidade de potabilidade.  

A água de Bento Rodrigues é proveniente de um poço artesiano profundo, que tem capacidade de fornecer cerca de 5 litros por segundo, o suficiente para atender a todos os moradores da comunidade.   

            No último dia (11), foi realizada em Bento Rodrigues uma cerimônia com os futuros moradores, que marcou a conclusão da infraestrutura de água, esgoto e também da iluminação pública do novo distrito. Durante o evento, famílias de Bento Rodrigues, membros do SAAE, poder público e Fundação Renova se reuniram na quadra da escola e, simbolizando a finalização da iluminação pública do local, crianças da comunidade acenderam uma árvore de Natal no reassentamento.   

Com a conclusão da infraestrutura, bens públicos e casas no reassentamento de Bento Rodrigues, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana dão mais um importante passo na atuação de forma articulada para implementar medidas que permitam às famílias iniciarem o processo de mudança a partir de janeiro de 2023.   Até outubro de 2022, 84 casas tiveram as obras concluídas e 70 casas tinham as obras iniciadas em Bento Rodrigues. Além das casas, as obras de infraestrutura de Bento Rodrigues estão concluídas.