Pular para o conteúdo

Simulação de evacuação de emergência está sendo feito em Escolas Municipais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A simulação de um incêndio na escola tem como objetivo preparar o ambiente escolar para uma emergência real.

Na tarde da última segunda-feira (21), alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Monsenhor José Cota, em Mariana, passaram por uma atividade de simulação em caso de emergência.

            Juntamente com a Guarda Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar e a Defesa Civil e também com a participação do Cientista Social Juan Salazar Fernandes e a Psicóloga Roberta Dutra da empresa H3M Meio Ambiente e Tecnologia, a escola foi totalmente evacuada em 12 minutos e 40 segundos, com todos chegando em segurança à Arena Badaró, situada a alguns metros da escola no bairro Cabanas.

            A simulação de um incêndio na área da escola teve o objetivo de preparar o ambiente escolar para uma emergência real, complementando a realização de oficinas e implantação de grupos de prevenção, no âmbito do “Projeto Escola Segura”, que vem sendo desenvolvido desde 2018.

            O Projeto Escola Segura faz parte do plano de reparação da Fundação Renova com o munícipio de Mariana e outros atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Em parceria com a Defesa Civil da cidade, o projeto funciona atualmente em outras duas escolas de Mariana: a Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira e a Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira.

As atividades realizadas nas escolas estão dentro de um programa da Fundação Renova em relação às emergências ambientais e riscos à população, iniciado após o rompimento da barragem de Fundão em 2015.

            A Defesa Civil de Mariana, que trabalha como parceira no projeto, está ligada diretamente ao processo de segurança da população do município e tem as escolas como preocupação ao longo dos anos. A orientação feita pela Defesa Civil para os alunos da escola Monsenhor José Cota criou grupos de estudantes direcionados para cada ação.