Na tarde da última segunda-feira (21), alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Monsenhor José Cota, em Mariana, passaram por uma atividade de simulação em caso de emergência.
Juntamente com a Guarda Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar e a Defesa Civil e também com a participação do Cientista Social Juan Salazar Fernandes e a Psicóloga Roberta Dutra da empresa H3M Meio Ambiente e Tecnologia, a escola foi totalmente evacuada em 12 minutos e 40 segundos, com todos chegando em segurança à Arena Badaró, situada a alguns metros da escola no bairro Cabanas.
A simulação de um incêndio na área da escola teve o objetivo de preparar o ambiente escolar para uma emergência real, complementando a realização de oficinas e implantação de grupos de prevenção, no âmbito do “Projeto Escola Segura”, que vem sendo desenvolvido desde 2018.
O Projeto Escola Segura faz parte do plano de reparação da Fundação Renova com o munícipio de Mariana e outros atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Em parceria com a Defesa Civil da cidade, o projeto funciona atualmente em outras duas escolas de Mariana: a Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira e a Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira.
As atividades realizadas nas escolas estão dentro de um programa da Fundação Renova em relação às emergências ambientais e riscos à população, iniciado após o rompimento da barragem de Fundão em 2015.
A Defesa Civil de Mariana, que trabalha como parceira no projeto, está ligada diretamente ao processo de segurança da população do município e tem as escolas como preocupação ao longo dos anos. A orientação feita pela Defesa Civil para os alunos da escola Monsenhor José Cota criou grupos de estudantes direcionados para cada ação.