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Formação de docentes do EJA e dos Anos Finais é realizada em Mariana

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O intuito da formação é atualizar os métodos de ensino, de modo que os alunos não abandonem as instituições e concluam os estudos.

            Por meio da Secretária de Educação a Prefeitura Municipal de Mariana, realizou a formação sobre Taxonomia de Bloom, habilidades e metodologias ativas para os professores dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em parceria com a Editora do Brasil, a formação foi desenvolvida para contemplar as especificidades dos estudantes do EJA. Visto que os adultos assimilam os ensinamentos de maneira distinta, pois são seres independentes, desenvolvem diversos papéis sociais com experiências e responsabilidades no trabalho e na família e na vida social.

            De acordo com Maria Gorete de Oliveira, coordenadora do EJA, os métodos também foram pensados para aqueles alunos que durante a pandemia perderam o interesse pelo ensino. “O contexto de pandemia fez com que vários alunos perdessem o vínculo com a escola ou este tivesse se tornado precário. Por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem, recriando uma sensação de pertencimento entre aluno e escola”, afirma. Tanto a Taxonomia de Bloom, quanto às habilidades e metodologias apresentadas, buscam ressignificar o espaço escolar e os processos de aprendizagem. As técnicas desenvolvidas mutuamente trabalham com a organização do aprendizado e destacam o uso de metodologias ativas. 

            O intuito da formação é atualizar os métodos de ensino do município, de modo que os alunos não abandonem as instituições e concluam os estudos com a ajuda necessária dos docentes. É o que diz a coordenadora, “principalmente na Educação de Jovens e Adultos, o aluno se posiciona como protagonista do aprender e o professor o ajuda nesse processo, tornando verdadeiro o seu papel de mediador e refletindo sempre sobre a heterogeneidade e as especificidades do público da EJA. Desse modo, percebemos que boa parte dos educadores tiveram boa aceitação em relação à formação ofertada. Por isso, esperamos um impacto positivo na prática dos docentes do município e uma contribuição significativa para o processo de ensino-aprendizagem”, concluiu.