Pular para o conteúdo

Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana está aberto ao público

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Alguns dos documentos encontrados no Arquivo são: listagem de alunos das escolas, documentos de alforrias de pessoas escravizadas, registros de pagamentos de pena d’água, pagamentos de imóveis, declarações de posse.

Em uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) a Câmara de Mariana, firmou uma parceria para a construção do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM), que garante a preservação, conservação e divulgação do rico acervo documental da Câmara, desde sua criação, em 1711, até a segunda metade do século XX.

            O projeto Arquivo Aberto é desenvolvido pelo AHCCM, a fim de aproximar e promover o conhecimento da população local sobre o acervo documental, interligado com a história da cidade. Dentro dele, são desenvolvidas diversas ações com pessoas de diferentes faixas etárias. Algumas das ações promovidas são: a visitação de escolas ao Arquivo, com guia fornecendo explicações sobre o funcionamento do local, dos documentos e atividades interativas sobre a história de Mariana; a participação do AHCCM na Semana Nacional do Arquivo, com atividades interativas em relação a documentação; a Oficina de Paleografia, que é ofertada pelos alunos da UFOP, mas só é possível sua realização por possuir os documentos do Arquivo Histórico para a leitura. 

            Alguns dos documentos encontrados no Arquivo são: listagem de alunos das escolas, documentos de alforrias de pessoas escravizadas, registros de pagamentos de pena d’água, pagamentos de imóveis, declarações de posse. Além de documentos que contam a história da própria Câmara Municipal, como registros de eleições para presidente da Câmara, comprovantes dos gastos feitos, entre outros.

            O Arquivo pode ser acessado por estudantes, professores, pesquisadores e também por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco mais da história de Mariana. É necessário apenas que, antes de visitar o local, entre em contato pelo e-mail:  arquivohistoricocmm@yahoo.com.br ou ahcmmlph@gmail.com e informar o dia e horário desejado. O Acervo é dividido em duas partes: a primeira chamada de Acervo Principal, que conta com aproximadamente oitocentos volumes de livros e códices encadernados; a segunda parte, conhecida como avulsos, é formada por mais de duzentas caixas com documentos soltos de diversos assuntos. No total, a estimativa de registros soma mais de quarenta mil. 

            O Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana é coordenado, atualmente, pela professora Drª Anny Jackeline Torres Silveira, e possui dois bolsistas de Desenvolvimento Institucional (BDI) para organização do acervo. Dentro do projeto Arquivo Aberto, que pertence ao Arquivo Histórico, existem um bolsista e cinco voluntários. 

            Ele está localizado na rua Cônego Amando – 183, dentro das dependências do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e seu horário de funcionamento é de Segunda a Sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 17h. Além das ações, outro método utilizado para aproximar a comunidade do Arquivo são as redes sociais. O instagram: @arquivocmm, facebook e youtube: Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana e o podcast Gaveteiro que está disponível nas plataformas digitais.