O governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (21), 112 viaturas para a Polícia Civil adquiridas com R$ 14,4 milhões oriundos de emenda parlamentar da bancada federal. Além dos veículos, que foram entregues para 89 municípios de todas as regiões do Estado, foram adquiridos mobiliário e equipamentos de informática para as delegacias, totalizando mais de R$ 22 milhões em emendas dos 54 deputados federais de Minas.
Em setembro deste ano, 176 veículos alugados que atendiam a Polícia Civil foram devolvidos devido ao encerramento do contrato de locação. Segundo o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, as novas viaturas, além de mais modernas e melhores, ficarão à disposição dos policiais 24 horas por dia, sete dias da semana. “As viaturas alugadas só podiam ser usadas 8 horas por dia, nos cinco dias da semana. Não podiam rodar nos finais de semana”, explicou Joaquim Francisco.
A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil informou que o contrato de locação de viaturas se encerrou em setembro deste ano e, imediatamente, passou a vigorar outro contrato contemplando novas viaturas com uma diferença de menos de 12% em relação ao contrato anterior, diferença essa que já foi compensada com as novas viaturas entregues nesta segunda-feira. Em relação à frota, a assessoria informou que é mantido um número constante. “À medida que são incorporadas novas viaturas, são baixados os veículos antigos. Se porventura houver um decréscimo, na próxima aquisição já é compensado tal deficiência. Por questões estratégicas de segurança, não informamos a quantidade de viaturas que a instituição possui no momento”, informou a nota.
Cercado por alguns secretários, vários parlamentares federais e estaduais, dezenas de prefeitos e servidores da segurança pública, o governador reeleito Romeu Zema (Novo) ressaltou, em seu discurso no Palácio Tiradentes, o compromisso de modernizar e melhorar a infraestrutura das polícias Civil e Militar. Zema destacou a união da bancada federal que possibilitou a aquisição das viaturas.
A união dos parlamentares também foi destacada pelo secretário de Governo, Igor Eto, e pelo coordenador da bancada em Brasília, deputado federal Diego Andrade (PSD). Cada um dos 53 parlamentares indicou duas viaturas para municípios de sua base política. “O pátio repleto de viaturas é resultado da união de esforços da nossa bancada federal, do governo do Estado e da Polícia Civil”, afirmou Igor Eto.