O número de casos positivos para a Covid-19 em Minas Gerais cresceu 652% de uma semana para a outra. O salto foi de 223 diagnósticos para 1.679 casos na comparação realizada entre a sexta-feira (18) e a sexta-feira (11). Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O número de mortes também subiu: enquanto duas vidas foram perdidas devido à enfermidade causada pelo coronavírus em um período de 24 horas no dia 11 de novembro, o montante de óbitos passou para sete, também em um dia, na última sexta-feira (18).
Nesta segunda-feira (21), um novo documento com dados sobre a pandemia foi liberado pela SES-MG. Nele, há a informação de que 552 casos foram confirmados nas últimas 24 horas, com dois falecimentos no mesmo período.
O boletim, no entanto, não é atualizado aos fins de semana e, na segunda-feira, pode não refletir a realidade do Estado – já que pode haver um atraso até que as prefeituras atualizem os números. Por isso, a reportagem fez a comparação acima tendo como base duas sextas-feiras.
Uma das ações que buscam barrar o avanço das contaminações e mortes é a volta da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid no transporte coletivo e em unidades de saúde de Belo Horizonte. A medida foi confirmada em decreto publicado no último sábado (19) pela prefeitura. Na ocasião, a administração municipal disse que a ação é reflexo do aumento progressivo do número de testes positivos para a Covid-19 realizados na cidade.