Pular para o conteúdo

MG está em alto risco de retorno de doenças que são evitáveis por vacinas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Campanhas de sarampo, influenza e poliomielite tiveram desempenho abaixo do esperado e crianças mineiras estão desprotegidas.

Minas Gerais corre sério risco de ver o retorno de doenças como a Poliomielite entre as crianças da maior parte de seus municípios. A constatação foi apresentada durante audiência pública na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologiada Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quarta-feira (9) e acende um alerta entre especialistas de saúde de todo o estado. 

A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde, Marcela Lencine Ferraz, apresentou dados e ressaltou que 765 municípios mineiros, 89% do total, estão com a classificação de risco alta para a reintrodução de doenças imunopreveníveis, que podem ser evitadas com a vacinação, como a poliomielite, sarampo e influenza. “Não atingimos nenhuma das metas nacionais nas campanhas de vacinação desse ano. Temos um contingente importante de crianças que precisam ser vacinadas. Contra a Poliomielite tivemos 84%, a meta era 96%. Parece uma diferença pequena, mas esse passivo vai acumulando ao longo dos anos e desde 2016 estamos tendo quedas muito expressivas. O risco de recrudescimento de doenças que estavam sob controle é muito real”, aponta.

            A função de uma vacina é ensinar o organismo a se defender de um vírus ou bactéria através de uma versão sua enfraquecida ou inativa. Assim, quando a pessoa vacinada entra em contato com o microrganismo, tem uma boa resposta imunológica, tornando-se imune àquela doença. A prática da imunização é centenária. Cuide de quem você ama, vacinas salvam vidas!