Chuvas intensas podem atingir todos os 854 municípios de Minas Gerais até a manhã deste sábado (12), é o que aponta o alerta amarelo, que indica perigo potencial, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 10h desta sexta-feira (11).
A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que vão de 40 a 60 km/h. Ainda existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não procurem abrigo debaixo de árvores e nem estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de raios. Além disso, que evite usar aparelhos ligados à tomada.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, também estão sob aviso.
Simultaneamente ao aviso de chuvas intensas, o Inmet ainda publicou um alerta amarelo de tempestade com quedas de granizo para 525 municípios. O aviso teve início às 12h de hoje (11/11) e deve durar até a noite, encerrando às 21h.
As regiões que podem ser afetadas são: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Central Mineira, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste de Minas e região Metropolitana de Belo Horizonte