Pular para o conteúdo

Saneouro lança campanha de conscientização “Esgoto não é lixo”

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Medidas simples, seguidas corretamente, podem evitar problemas para a sua casa e de seus vizinhos, assim como a toda a rede de esgoto.

Irregularmente mal descartado, o lixo na rede de esgoto por meio de pias e vasos sanitários provoca uma série de prejuízos, como entupimentos e vazamentos das redes coletoras, além de danos ao meio ambiente. Os estragos podem ocorrer na própria residência de quem descartou indevidamente o material ou em seus vizinhos, como em toda a rede, o que impacta a qualidade de vida das pessoas. Isso pode demandar recursos para obras de reparos que deveriam ser empregados em novos investimentos para o tratamento do esgoto, por exemplo.

            É importante salientar que o bom funcionamento da rede coletora de esgoto depende de cada um. Muitos indivíduos ainda utilizam a rede de esgoto, indevidamente, como lixeira, e jogam papel higiênico, cabelo, haste flexível, absorvente, preservativo, fio dental, embalagens, restos de comida, óleo, roupas e peças íntimas, entre outros itens. Todos devem fazer a sua parte e ter atitudes conscientes para que o erro de um não prejudique toda a sua comunidade e o meio ambiente.

            A Saneouro separou dicas de hábitos conscientes que devem ser aplicados na rotina de todos. Confira:

Não despeje restos de comida, pó de café, óleo e qualquer outro tipo de resíduo na pia da cozinha;

  Não jogue papel higiênico, aparelho de barbear, fralda, absorvente, tubo de pasta de dentes, preservativo, cabelos e pelos ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário;

 Não atire bitucas e cinzas de cigarro em vasos, tanques ou pias, elas devem ser colocadas em lixeiras para resíduos sólidos;

 Fique atento à caixa de gordura. Todas as ligações da cozinha devem passar obrigatoriamente por uma caixa de gordura e seu conteúdo também não pode ser lançado na rede coletora. Lembre-se, ainda, de periodicamente fazer a limpeza e a manutenção dela para garantir que continue funcionando da maneira correta;

Confira as calhas e ralos do lado de fora da casa, que também não podem ser ligados à rede de esgoto. Caso contrário, há o risco de o esgoto voltar via ralos e pias para dentro do imóvel.

            Essas são medidas simples, mas se não seguidas corretamente, podem causar problemas para a sua casa e de seus vizinhos, assim como a toda a rede de esgoto do município e ao meio ambiente. Esgoto não é lixo! Pratique hábitos conscientes. Essa é uma responsabilidade de cada um de nós.