Chega em Mariana através da Prefeitura Municipal um projeto piloto que dá acesso gratuito à internet em alguns pontos da cidade. O primeiro local que o sinal já está liberado é a Praça Gomes Freire, mais conhecida como Jardim.
O projeto de internet livre, será estendido para outros pontos da cidade de Mariana e seus Distritos, já está em andamento a instalação de mais dois pontos de internet gratuita, um nas mediações do Hospital Monsenhor Horta, e outro na Policlínica Municipal. O projeto tem seu funcionamento ativo através de um enlace à rádio, onde são entregues 750 mbps proporcionando um acesso para até 1.200 usuários se necessário.
Cada aparelho pode ficar conectado por até 4 horas, após esse tempo o usuário deverá reconectar, sem necessidade do cadastro novamente. A configuração lógica atual prevê 750 usuários simultâneos com velocidade dedicada a cada dispositivo de 10 mbps, o que proporciona uma boa experiência ao usuário. Já a conexão pelos munícipes, é realizada através do Wi-Fi via Hotspot, que é o meio pelo qual o usuário após clicar no nome da rede (WI-FI LIVRE), o mesmo é direcionado a uma página da web, onde é solicitado um breve cadastro a partir de um e-mail ou com a conta do Facebook.
Após tal procedimento, será aberto automaticamente o navegador do dispositivo do usuário, direcionando-o a uma página (banner) de divulgação municipal.
Através dessa página que é possível encontrar o botão (navegar) onde, a partir desse momento, o usuário estará cadastrado e apto a utilizar o serviço.
O projeto conta com filtro para bloqueio de acesso a sites adultos e indevidos, visando a segurança dos usuários, independentemente da idade dos mesmos. É válido salientar que todo procedimento se encontra em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.