Pular para o conteúdo

VI FESTECO- FESTIVAL DE TEATRO COMUNITÁRIO DE MARIANA

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Serão oferecidas oficinas de variadas linguagens artísticas, para todas as idades e com direito a certificado.

Do dia 03 a 06 de novembro acontecerá a Fase Nacional do VI FESTECO! O festival que teve início em 2017, com a participação expressiva população de Mariana, especificamente da Cidade Alta e do Distrito de Passagem de Mariana, sendo considerada atualmente a maior expressão artística periférica da região.

Em sua Fase Nacional contaremos com diversos espetáculos na categoria adulto e infantil, contando com comédias e dramas de diversas cidades do Brasil. Toda a programação é totalmente gratuita, acontecendo no Cineteatro Municipal, Praça Gomes Freire e ICSA/UFOP.

            Nesses dias serão oferecidas oficinas de variadas linguagens artísticas, para todas as idades e com direito a certificado. Nos seus seis anos de existência, o FESTECO vem se consolidando como um evento cultural onde a voz da comunidade pode ser ouvida e validada. Surgido de uma parceria entre a Escola Ensino Médio do Bairro Cabanas e a Associação Cultural Dragão Verde e Amarelo, nele, o público geral pode apreciar as inúmeras criações artísticas da juventude de Mariana e região.

            O Festival é dividido em duas fases: uma local, em que a ênfase é a produção teatral dos estudantes das escolas de Mariana e uma direcionada aos grupos e artistas amadores e profissionais, a Fase Nacional.

            Em cada uma de suas edições, a Fase Estudantil coloca em cena, uma média de 450 alunos do Ensino Fundamental e Médio, oriundos das escolas e centros culturais da cidade de Mariana.  Apresentando produções de qualidade e temáticas profundas, a juventude local mostra sua cara e sua vivacidade, que podem ser conferidas nos múltiplos espaços que o FESTECO oferta para as apresentações.

            O público, que é muito importante para a produção do Festival, já que um dos seus objetivos é também a formação de plateia – acessa aos espaços de forma gratuita ou a preços simbólicos. O motivo para isso é que o Festival sempre busca parcerias e patrocínio de suas atividades, sendo possível assim oferecer como contrapartida social, o acesso amplo à cultura, seja através de audiência nos espetáculos, ou nas oficinas e demais atividades programadas, ou produzindo.

            Na Fase Nacional, temos grupos e artistas amadores ou profissionais vindos de todo o país e, mais uma vez, o caráter comunitário do Festival atrai espetáculos de diversas temáticas e estéticas, o que se torna uma ótima oportunidade de lazer cultural para o público do Festeco.