Pular para o conteúdo

Empreendedorismo e Agropecuária do município é movimentado pelo PADE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Além dos campos de café, a equipe do PADE também visitou a sede do Programa de Agricultura Familiar (PAFS).

O Plano de Apoio a Diversificação Econômica reuniu representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural e a ADESIAP, para visitar produtores de distritos marianenses, a fim de conhecer e ser um suporte para o produtor local.

A ação passou pelos distritos de Mainart e Paracatu de Baixo e no subdistrito de Vargem, abordando, durante todo o dia, empreendedores do ramo da cafeicultura, agricultura familiar e da produção de mel, que são comercializados tanto na região, quanto internacionalmente, fomentando a diversificação da economia do município e a melhoria de vida das famílias envolvidas.

Carlos Alberto, o “Beto do Gaio”, em sua fazenda de café apresenta a tradição passada de avô para neto, durante anos na família, e hoje é reconhecida internacionalmente, saindo do município de Mariana, indo para o Porto de Santos, a fim de ser vendida para o exterior. Em um período pré-pandêmico, a propriedade era, inclusive, destino de rotas turísticas, recebendo visitantes de todo o mundo para apreciar a produção do bom café brasileiro. Beto também recebeu premiações, frutos do seu trabalho e, quando recorda desse momento, declara: “Essa é a gratificação de ser reconhecido pelo trabalho que você faz, ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia e no final do ano receber uma premiação pelo nosso trabalho”. Além disso, se emociona ao saber que está eternizando o legado de sua família. Sendo assim, ele não deixa de lado suas origens, e também vende o café de ótima qualidade para a região, mantendo a identidade da produção local e gerando empregos para os marinhenses.

Além dos campos de café, a equipe do PADE também visitou a sede do Programa de Agricultura Familiar (PAFS), para acompanhar e entender a necessidade das seis famílias que dão andamento ao projeto. Ao final da tarde, Waldir Pollack, figura de destaque na região, recebeu a todos para apresentar sua produção de mel, em uma propriedade também com espaço de plantações para comercialização, encerrando as visitas do dia.