Pular para o conteúdo

Adaptação do Aedes aegypti faz com que ele se reproduza em água suja

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

É importante eliminar água parada em locais que podem se tornar criadouros, para combater ao mosquito transmissor da dengue.

A temporada de chuvas está se aproximando e o Brasil está em alerta diante do aumento no número de casos de dengue este ano em relação a 2021. Segundo Natalia Verza Ferreira, cientista, doutora em Genética e Biologia Molecular e diretora da Oxitec do Brasil, a sociedade precisa redobrar a atenção, pois o Aedes aegypti tem se adaptado e descoberto novas formas de se reproduzir, inclusive em água suja, o que não ocorria há alguns anos. Com isso, as notificações de contaminação pelas doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana) têm aumentado.

            Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que as notificações da doença no Brasil subiram quase 185% entre janeiro e outubro deste ano na comparação com o mesmo intervalo de tempo do ano passado, alcançando a marca de 1,3 milhão registros. Neste período, houve 909 mortes.

            Para a especialista, além dos cuidados diários para evitar o acúmulo de água em lugares ou objetos que podem se tornar criadouros, é preciso atualizar os protocolos de controle do Aedes aegypti descritos no Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), incorporando soluções sustentáveis que já foram, inclusive, aprovadas para uso no Brasil, como o Aedes do Bem™ — inseto com genes autolimitantes que auxilia no controle do mosquito Aedes Aegypti de forma segura e ambientalmente sustentável. Segundo ela, esse é um esforço coletivo, que deve reunir a população, empresas e o poder público.