O novo distrito de Bento Rodrigues chega a mais uma fase: 71 casas, 4 lotes estruturados e 4 bens públicos estão prontos. A previsão é de que cerca de 120 casas estejam concluídas no fim do ano. Na última quarta-feira (19), foi assinado entre a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana o Termo de Compromisso que sustenta o Plano de Ação para que os serviços essenciais, como tratamento de água e esgoto, transporte público, limpeza urbana, iluminação e segurança, estejam em pleno funcionamento. Também foi anunciado o início da operação assistida da Estação de Tratamento de Esgoto do novo distrito. Com a parceria entre a Fundação Renova e o poder público, criam-se condições para que as pessoas possam planejar sua mudança.
O novo distrito foi desenhado com a participação ativa de seus futuros moradores, seguindo as melhores práticas, desde a escolha do terreno até a aprovação do projeto urbanístico. Todas as etapas foram debatidas, alinhadas e decididas pelo conjunto das pessoas envolvidas em Bento Rodrigues.
Com relação ao transporte público, Bento Rodrigues contará com uma linha de ônibus interdistrital que fará o trajeto de ida e volta para o centro urbano. A Escola Municipal está sendo estruturada para iniciar o ano letivo a partir de fevereiro de 2023. Essa é a mesma previsão para funcionamento do Posto de Saúde, que tem salas de vacinação, odontologia e ginecologia, entre outras.
Estão concluídas as seguintes obras: infraestrutura, escola municipal, postos de saúde e serviços, arruamento, iluminação pública e rede elétrica, drenagem pluvial, redes de água e esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto. Ao todo, 196 famílias optaram por viver em Bento Rodrigues. Das 162 casas atualmente contratadas, 71 estão prontas, 83 em construção e 8 a iniciar obras da edificação principal, todas com projetos arquitetônicos e construtivos individuais e exclusivos, considerando expectativas e necessidades de cada família.
A conclusão das obras referentes a calçadas, vielas, paisagismo e ligação da água potável, em todo o distrito, está atrelada à finalização das casas. Já os bens coletivos estão em andamento tais como: Assembleia de Deus, Igreja São Bento, Associação de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues, Igreja das Mercês, Praça São Bento e Praça do Encontro. Um conjunto de ações será implementado para garantir que os trabalhos remanescentes possam continuar, desde que preservada a segurança dos moradores que já estiverem vivendo no distrito.