Pular para o conteúdo

Simulado de emergência e realizado em Ponte do Gama pela Samarco e órgãos públicos     

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Na ação, as sirenes do distrito foram acionadas para simular um alerta para situação de emergência.

Com apoio da Prefeitura de Mariana e da Samarco Mineração, a Defesa Civil de Mariana, promoveu um simulado de emergência para moradores do distrito de Ponte do Gama no último domingo (9). Na ação, as sirenes do distrito foram acionadas para simular um alerta para situação de emergência.   

    A Comunidade de Ponte do Gama participou ativamente e demonstrou engajamento e organização no simulado, validando o trabalho do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Eles também comunicaram o toque da sirene por meio do rádio que compartilham com a Defesa Civil, uma ferramenta importante para as situações de emergência.   

    Os participantes foram instruídos sobre os locais que devem ser acessados, validando as rotas de fuga e pontes de encontro. A Defesa Civil acompanhou os exercícios realizados no encontro, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A ação foi planejada conforme as normas e procedimentos do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Samarco, que disponibilizou a infraestrutura, veículos e profissionais que atuaram no simulado. Ao todo, 51 pessoas participaram do exercício, 23 moradores e 28 organizadores.           

    Nos próximos dias serão realizados simulados nos distritos de Camargos, em Mariana e Padre Fialho, em Matipó, concluindo o ciclo de simulados externos dos PAEBMs.   

    As estruturas geotécnicas da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e o acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições dessas estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes. Nos últimos anos, por meio do Centro Integrado de Monitoramento (CMI), o acompanhamento de todas as estruturas foi reforçado com a utilização de 1.600 equipamentos, trazendo mais segurança às operações.