Pular para o conteúdo

Atendimento ao cidadão e ampliado pelo Governo de Minas, pelo canal LigMinas 155

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A implantação do novo modelo de atendimento começou no mês passado e vai permitir a adoção de uma série de tecnologias digitais, como chat e integração com o Whatsapp.

 O governo de Minas Gerais conta agora com uma ampliação a central de atendimento telefônico, LigMinas 155, tal canal está sendo reformulado para aprimorar a prestação de serviços públicos aos cidadãos. A implantação do novo modelo de atendimento começou no mês passado e vai permitir a adoção de uma série de tecnologias digitais, como chat e integração com o Whatsapp.
    Ao todo, a central coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) recebe cerca de 110 mil chamadas mensais. Por meio da LigMinas, os cidadãos podem obter informações sobre os serviços prestados pelas instituições estaduais, sobre multas de trânsito e carteira de motorista, fazer denúncias ambientais, entre outros atendimentos disponibilizados pela central. Além das ligações telefônicas, que podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a central também passará a oferecer outras formas de atendimento utilizando novas tecnologias, o que ampliará o acesso do cidadão aos serviços do governo mineiro.
   O diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG, Damião Rocha diz que ,com a implantação do novo 155, teremos a possibilidade de atendimento automatizado usando inteligência artificial com chatbots, que são os atendentes virtuais, além de outras tecnologias”, afirma. Ele lembra que a digitalização será incorporada nos próximos meses aos serviços mais adequados, que já permitam o uso de novas tecnologias, como o rastreamento da entrega da carteira de identidade. Caso um cidadão tenha solicitado uma nova carteira de identidade, será possível consultar a situação de entrega do documento via Whatsapp, como exemplifica o diretor. “Basta digitar o CPF e o código de rastreio no chat para receber uma mensagem com o status da entrega, sem a necessidade de atendimento humano”, orienta Damião Rocha.
    Atualmente, a LigMinas concentra serviços das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e da Farmácia de Minas.