Pular para o conteúdo

Vem aí o 12º Encontro Internacional de Palhaços

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Do dia 13 a 16 de outubro, mais de 30 trupes nacionais e internacionais entram em cena na Cidade Histórica

Está de volta às praças e ao centro histórico de Mariana o Circovolante o 12º Encontro Internacional de Palhaços. O público recebe cerca de 30 atrações e mais de 100 palhaços de várias partes do Brasil e de outros países nas ruas da cidade histórica, onde milhares de pessoas se reúnem para rir, chorar e se emocionar por completo com as apresentações gratuitas do festival. Será a volta do evento ao formato presencial, tão aguardada pela cidade e por turistas.

   Para Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento, este ano o Encontro tem um sabor especial. “Estamos com uma grande expectativa pós-pandemia, depois de três anos sem realizar o evento. É um momento importante não só para o Circovolante e para os palhaços, mas principalmente para a cidade de Mariana. A cidade nos pede pela realização desse encontro e ao confirmar é uma felicidade geral. A cada pessoa que comunicamos a alegria vem aos olhos, isso é algo revigorante. Esta edição será mais que um encontro, será um reencontro entre os palhaços e também da cidade com essa alegria, com a palhaçaria e as pessoas na rua festejando novamente”, compartilha.

    A homenageada do Circovolante será a palhaça Jojoba, de Jô Alves, que iniciou sua carreira com o Grupo Stronzo junto aos fundadores do Circovolante, Xisto Siman e João Pinheiro, em 1992. Em 2000 fundou o Clube Osquindô e a Cia. Lunática junto com Toninho Caiero, se dedicando às artes para a infância, à música e à palhaçaria. “Começamos essa história juntos. Já homenageamos palhaços de muitas trupes, outros países. E agora olhamos pra perto e com 30 anos de carreira, conhecida e amada por todos, não há escolha melhor”, ressalta Siman. Para Jô Alves, ser a homenageada do Encontro é “algo que não consigo nem expressar em palavras. Eu vi o evento nascer e crescer, é um presente pra cidade, pro público e pros palhaços que respiram essa alegria pulsante e contagiante. É um abraço que faz cócegas na alma. O Encontro é uma experiência completa que transforma a cidade em um enorme picadeiro e todo mundo é o protagonista dessa festa”, ressalta.

     Os quatro dias de evento contam com a presença de trupes argentinas como Sara Peper, Palhaço Tomate e Laguz; a colombiana Família Barmu e brasileiras de várias localidades como a Turma do Biribinha (AL), Irmãs Cola, Cia Suno, MB Circo, de São Paulo, Duo Morales, Teattro de Anônimo, do Rio de Janeiro, e, claro, várias trupes de Minas Gerais. 

Há mais de 10 anos o Circovolante é responsável por descentralizar a realização de eventos desse porte e cumpre um importante papel de valorizar a arte do circo e da palhaçaria, levando para as ruas momentos únicos de lazer, diversão e alegria, onde o público comparece e compartilha risadas. Na última edição foram mais de 10 mil pessoas nos quatro dias de evento.