Pular para o conteúdo

Semana Nacional de Trânsito resulta em palestras, união e planejamento dos líderes

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Trazendo o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a abertura, realizada no centro de Convenções Alphonsus Guimarães, contou com a participação de representantes de empresas da região.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social realizou na semana do dia 19 a 23 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito, integrada por diversas atividades educativas nas escolas, como debates, mesas redondas, campanhas e parcerias sobre o tema em diversos pontos da cidade. Trazendo o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a abertura, realizada no centro de Convenções Alphonsus Guimarães, contou com a participação de representantes da Samarco, da empresa de transporte Transcotta, do Colégio de Formação Preparatório Militar (CFPM), do Corpo de Bombeiros e demais líderes de grupos no trânsito.

    Em parceria com a Associação de Pessoas com Deficiência em Mariana (ADEM), discutiram-se as questões acerca da visibilidade das pessoas com deficiência relacionadas ao transporte. Rosemary, a representante da ADEM, conclui que algumas pessoas que hoje possuem deficiência são resultadas de acidentes no trânsito e ressalta como essa fatalidade pode acontecer a qualquer um. Desta forma destacou-se a importância dessa atuação, aproveitando o momento também para conscientizar sobre o Setembro Verde, mês dedicado a reforçar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. 

    A Transitolândia, palestra de educação de trânsito, rodou em várias escolas do município, procurando educar as crianças e adolescentes sobre as leis e interações com o transporte e proporcionando atividades lúdicas e cartilhas. Ao longo da semana, blitz interativas e de campanhas do Setembro Verde e Transcotta percorreram a cidade com o objetivo de levar informação à população tanto de como estão acontecendo os programas, quanto dos direitos garantidos à população que abordam esse conjunto. Panfletos e pesquisas acerca do Tarifa Zero foram feitas de forma exitosa procurando a opinião do público a fim de melhorar os serviços. 

    O Tarifa Zero segue evoluindo com as ações do Demutran. Na Semana Nacional do Trânsito, as blitzs concentraram esforços também para a divulgação do aplicativo MOOVIT.  O aplicativo conta agora com a região de Mariana e oferece em tempo real informações sobre os ônibus e suas trajetórias, além dos horários e rotas, evitando os contratempos para a população e melhorando o sistema. Essas ações seguem sendo destaque e continuam após o evento, garantindo as informações sobre os serviços prestados. 

     No sábado, dia 23, para fechar as ações, aconteceu com sucesso a caminhada conscientizadora com os alunos da escola Dom Viçoso acompanhado do personagem lúdico Pascoal. O cortejo teve como ponto inicial a Praça Dom Benevides seguindo e se encerrando na Praça da Sé. Com muita música, brincadeiras e brindes os alunos se encarregaram de transmitir e conscientizar a população sobre o tema que se pauta na união e respeito.