Pular para o conteúdo

Projeto Sons e Sabores chega em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, em outubro

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A iniciativa tem como proposta impulsionar o turismo, a cultura, a gastronomia e as pousadas locais, além de potencializar a cidade como um destino turístico.

Lavras Novas, é a primeira cidade a receber o Projeto Sons e Sabores, entre os dias 7 e 16 de outubro. Serão dias com muita comida boa e música. Idealizada pela empresa FCA e Pulsar Brasil, a iniciativa tem como proposta impulsionar o turismo, a cultura, a gastronomia e as pousadas locais, além de potencializar a cidade como um destino turístico.
    O distrito mineiro oferece trilhas, cachoeiras, passeios a cavalo e de quadriciclo, tendo como destaque a vocação para o ecoturismo, principalmente, por ostentar a tirolesa em um ponto mais alto do Brasil, a 1.500 metros de altitude acima do nível do mar. Com aproximadamente 1.500 habitantes, Lavras Novas é apontado como um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade, relaxar, descansar, contemplar as montanhas, ou tomar banho de cachoeira. A cidade também faz parte do Caminho Novo da Estrada Real.
  Eberty Salles, um dos organizadores do evento, explica que o Projeto Sons e Sabores contará com a participação das doninhas, as cozinheiras e quituteiras locais. “As doninhas ganharão barracas para oferecer ao público iguarias tradicionais da culinária mineira”, conta.  “Vamos mostrar a arte culinária caseira das doninhas de Lavras Novas. Elas poderão apresentar a delícia de seus pratos, de uma culinária simples e rica entre o cheiro e o tempero durante o festival”.
   As atividades do projeto serão desenvolvidas no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, considerada o cartão postal da cidade. A igreja foi construída no século XVIII e se destaca pela sua importância história, cultural e pela beleza arquitetônica.
    De acordo com Salles, o intuito desse projeto é fomentar a economia para todas as pousadas e restaurantes, bem como valorizar a cultural de Lavras Novas com a apresentação de shows com músicos locais.  Ele adianta que outras localidades já estão sendo mapeadas para receber o evento e citou Monte Verde, Diamantina, Poços de Caldas e Ouro Preto.
Na grade da programação cultural, o projeto apresentará shows com Bruno Felga, Thitonho, Carla Lima, Velotrol, Renan Scarpati e Lavras Novas Music Band.  Destaque dos shows será apresentação da banda JPG, projeto do músico João Ramalho, que tem um belo berço musical, pois é filho de Zé Ramalho e da Cantora Amelinha.
   Na área de hospedagem e gastronomia, a iniciativa contará com a participação de: Esquina de Lavras, Restaurante Caiana, Bar do Claudinho, Armazém Santa Bárbara, Bar e Restaurante Zuim,  Dusprazeres Restaurante, Saideira, Restaurante Carumbe,  Ricardo Ansaloni Fortes, Mansur e Carvalho Ltda, Amarzen,  Café da Mata, Pousada Esquina das Lavras,  Pizza Nostra, Restaurante Bem te vi, Pousada Dona Rosa, Mineiríssimo,  Maria Ângela, Adoçarte e  Pouso dos Querubins.