Pular para o conteúdo

Estão abertas as inscrições para o programa ‘Futuras Cientistas’

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

São 11 vagas disponíveis para o estado de Minas Gerais. As selecionadas recebem um auxílio de R$ 483,00

    Futuras Cientistas, é um programa que incentiva a participação de meninas da rede pública de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, estimulando a equidade de gênero. O programa promove o acesso e permanência das estudantes do ensino médio público nos espaços científicos por meio de quatro frentes de ação.

    O programa “Futuras Cientistas”, dá bolsas de estudos para meninas estudantes do ensino médio de escolas públicas em projetos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, está com as inscrições abertas. São 470 vagas para alunas do segundo ano do ensino médio da rede pública e para professoras de escolas públicas em todo Brasil, para Minas Gerais são 11 vagas disponíveis. As selecionadas recebem um auxílio de R$ 483,00.

    As selecionadas vão participar, nas próximas férias de verão, de uma imersão científica, que vai desde conhecer o trabalho nos laboratórios e apresentar projeto de pesquisa até receber apoio para entrar em uma universidade.

A ideia é aumentar a participação feminina em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

    Quando a gente vê que somos 52% em programas de pós-graduação, mas que nem por isso nós somos maioria principalmente em cargos de liderança, a gente vê que há um problema é de igualdade, de equidade de gênero muito forte, né”, diz Giovanna Machado, diretora do Cetene e coordenadora do programa “Futuras Cientistas”. Na última década, o projeto apoiou centenas de mulheres e foi reconhecido pelo movimento LED, lançado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho para premiar iniciativas inovadoras em educação no Brasil.

       A inscrição pode ser feita pelo site: https://www.gov.br/cetene/pt-br