Futuras Cientistas, é um programa que incentiva a participação de meninas da rede pública de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, estimulando a equidade de gênero. O programa promove o acesso e permanência das estudantes do ensino médio público nos espaços científicos por meio de quatro frentes de ação.
O programa “Futuras Cientistas”, dá bolsas de estudos para meninas estudantes do ensino médio de escolas públicas em projetos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, está com as inscrições abertas. São 470 vagas para alunas do segundo ano do ensino médio da rede pública e para professoras de escolas públicas em todo Brasil, para Minas Gerais são 11 vagas disponíveis. As selecionadas recebem um auxílio de R$ 483,00.
As selecionadas vão participar, nas próximas férias de verão, de uma imersão científica, que vai desde conhecer o trabalho nos laboratórios e apresentar projeto de pesquisa até receber apoio para entrar em uma universidade.
A ideia é aumentar a participação feminina em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Quando a gente vê que somos 52% em programas de pós-graduação, mas que nem por isso nós somos maioria principalmente em cargos de liderança, a gente vê que há um problema é de igualdade, de equidade de gênero muito forte, né”, diz Giovanna Machado, diretora do Cetene e coordenadora do programa “Futuras Cientistas”. Na última década, o projeto apoiou centenas de mulheres e foi reconhecido pelo movimento LED, lançado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho para premiar iniciativas inovadoras em educação no Brasil.
A inscrição pode ser feita pelo site: https://www.gov.br/cetene/pt-br