Pular para o conteúdo

Câmara de Ouro Preto solicita retomada do SENAI na cidade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O SENAI, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, no passado teve um papel importante na cidade.

    Na última quinta-feira (29), durante a 62ª Reunião Ordinária de 2021, foi aprovada a Indicação Nº 369/2022, de autoria do vereador Vander Leitoa (Solidariedade), solicitando providências para retomada das atividades do SENAI em Ouro Preto.

Segundo o vereador autor, o SENAI, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no passado teve um papel substancial na cidade, consolidando o desenvolvimento econômico do município por meio da formação de novos profissionais.

     Para Leitoa, tendo em vista a alta demanda nas localidades onde há operações de grandes empresas de mineração e de diversos setores comerciais e industriais, a presente indicação, encaminhada ao Prefeito Municipal, é de caráter de urgência, uma vez que o SENAI possui a capacidade de formar novos trabalhadores que serão capazes de desenvolver estes setores. “Estamos pedindo mais uma vez para que o Governo tenha essa atenção. A gente fala de diversificação de renda, mas as pessoas estão preparadas? O SENAI é uma forma de preparar os jovens, de preparar as pessoas”, ressaltou.

    O vereador Naércio Ferreira, também ressaltou a importância do SENAI para o desenvolvimento da juventude de Ouro Preto. “Faz muita falta esse equipamento, traz um prejuízo muito grande na formação cidadã e na formação profissional dos nossos jovens ouro-pretanos”, destacou.

     Nesse sentido, o vereador Alex Brito, evidenciou a necessidade de capacitação dos jovens para que estes possam se qualificar e adentrar no mercado de trabalho. “Tendo o SENAI em Ouro Preto, os nossos jovens começam a ter o aprimoramento para o mercado de trabalho, que está aquecido.   O mercado de trabalho em Ouro Preto, devido ao turismo, que hoje é uma tendência, está sentido falta de mão de obra qualificada”, afirmou.

     De acordo com o Presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Gonzaga do Morro, a retomada do SENAI no município é de extrema importância também para fomentar o desenvolvimento de áreas carentes de Ouro Preto. “Hoje se criam grandes movimentos, por exemplo, na Bauxita, com a Universidade e outras empresas, mas e o outro lado, o lado dos morros, onde moram mais de 13 mil habitantes? Essas áreas precisam do SENAI como uma forma de reconhecimento e desenvolvimento”, apontou.

     Também durante a Reunião, foi aprovada a Indicação Nº 380/2022, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB) e encaminhada ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Fazenda, solicita ao Executivo que estude a possibilidade de destinar um percentual da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) para o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (FUNDES).