Pular para o conteúdo

Fertilização in vitro acima de 40 anos têm mais chances de serem bebês prematuros.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Após os 35 anos, uma mulher tem o risco de uma gravidez de bebê prematuro aumentado em 4%, a cada ano que passa.

Fertilização in vitro acima de 40 anos têm mais chances de serem bebês prematuros.    CUIDADOS -Após os 35 anos, uma mulher tem o risco de uma gravidez de bebê prematuro aumentado em 4%, a cada ano que passa.                                           
Um estudo inédito realizado com 3.724 brasileiras submetidas à Fertilização in Vitro (FIV) aponta que existe uma correlação entre o peso ao nascer e a prematuridade do bebê, com a idade da mulher. A pesquisa foi conduzida na Clínica Huntington Medicina Reprodutiva, durante quase sete anos, com pacientes que utilizaram óvulos próprios e óvulos doados na reprodução assistida.      De acordo com o estudo, pacientes com mais de 42 anos apresentaram uma taxa global de prematuridade em seus bebês de 20,5%, contra 13,3% em pacientes com menos de 35 anos. Já para as pacientes entre 38 e 40 anos, esta taxa foi de 16,6%. Após os 35 anos, uma mulher tem o risco de uma gravidez de bebê prematuro aumentado em 4%, a cada ano que passa.               
Em todo o mundo, as mulheres têm postergado a gravidez. No Brasil, o IBGE constatou esta tendência a partir de 2017, quando 35,1% dos 2,86 milhões de bebês registrados tinham mães com 30 anos ou mais.  Embora o congelamento de óvulos seja uma alternativa para que a gestação ocorra com mais tranquilidade, quanto mais velha a mulher estiver, maiores serão os riscos desta gestação.     A Dra. Aline Lorenzon ressalta, que o resultado do estudo é um alerta para que os profissionais e obstetras que acompanham a gestação destas mulheres tenham o compromisso e o cuidado de manterem um pré-natal diferenciado; assegurando a saúde da mãe e do bebê. “Como comprovamos no estudo, esta gestação precisa de um cuidado ainda maior. A tecnologia anda junto com a Medicina para chegarmos aos melhores resultados, mas, sem dúvida, o acompanhamento profissional humanizado faz toda a diferença neste processo”, informa.