Pular para o conteúdo

Eleitores podem justificar ausência nas eleições pela internet

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

De acordo com o (TSE), quem estiver fora do domicílio eleitoral pode utilizar duas formas para justificar a ausência no dia da votação.

Domingo dia(02) de outubro será realizado o primeiro turno das eleições gerais de 2022. Os eleitores e eleitoras que estiverem em outra cidade, fora do seu domicílio eleitoral, não poderão votar, já que o prazo para solicitação do voto em trânsito foi encerrado no dia 18 de agosto.

      Isso significa que somente quem informou que estaria em outra cidade até 18 de agosto à Justiça é que poderá votar em outra cidade. Segundo informações doTribunal Superior Eleitoral (TSE), quem estiver fora do domicílio eleitoral pode utilizarduas formas para justificar a ausência no dia da votação.

      A primeira é através do e-Título, que precisa ser baixado antes do dia 2 de outubro. Essa funcionalidade estará disponível nos dois turnos, durante o horário de votação, das 8h às 17h. A outra opção é através doRequerimento de Justificativa Eleitoral, que tem que ser apresentado e acompanhado de um documento com foto, em qualquer local de votação do estado no dia e horário do pleito.

      O formulário deve ser preenchido com o número do título de eleitor, caso contrário não será processado. Ainda segundo informações do TSE, quem não puder justificar a ausência no dia da eleição, terá até 60 dias após cada turno, para regularizar a situação eleitoral, sem o pagamento de multa.

     Essa regularização poderá ser feita através doe-Título e doSistema Justifica. É preciso que os eleitores fiquem atentos, porque neste caso, é preciso que o requerimento seja preenchido, e seja anexado os documentos que possam comprovar o motivo da ausência às urnas. A justificativa poderá ser deferida ou não pelo juiz eleitoral.