Pular para o conteúdo

Compostagem Orgânica e implementado em Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A proposta é diminuir a produção de resíduos orgânicos e desenvolver um fertilizante próprio, que será utilizado para a criação e cultivo de uma horta na escola.

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente A Prefeitura Municipal de Mariana, deu início, nas últimas semanas, a um projeto piloto de educação ambiental para introduzir de maneira simples e eficaz a compostagem orgânica para funcionários, professores e alunos da Escola Municipal Cônego Paulo Dilascio. A proposta é diminuir a produção de resíduos orgânicos e desenvolver um fertilizante próprio, que será utilizado para a criação e cultivo de uma horta na escola para despertar e intensificar o interesse das crianças por esse movimento.

    A idealizadora do projeto, Bruna Elem, estudante de Ciências Biológicas, contou com a contribuição da equipe de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, para estar presente na escola e ensinar o passo a passo para montar a sua própria composteira, além da importância da adesão desse método em casa.     

     Foi graças a um projeto político pedagógico, presente na escola, que surgiu a iniciativa da Diretora, Natália Barros, de trabalhar com os alunos sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Ela contou que procurou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de levar aos alunos experiências que contassem para além da sala de aula.     

    A escola recebeu também uma composteira pronta, que é responsável por transformar resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas, em um composto orgânico homogêneo que funciona como fertilizante. Possuindo muitos nutrientes, esse é capaz de nutrir o solo e melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas dele.

    O próximo passo do processo é iniciar o plantio das mudas em uma horta sustentável, com as crianças no jardim da escola, essa prática leva benefícios para os alunos, assim como promove um contato maior com a natureza, estimula o gosto pela alimentação saudável, desenvolvem a consciência do cuidado, trabalha a paciência, o interesse por atitudes sustentáveis e a valorização do alimento orgânico. Acompanhe os próximos passos dessa iniciativa nos canais oficiais da Prefeitura de Mariana.